Notícias

Câmara discutirá isenção de IPTU de empresas prejudicadas com PDI

O vereador Gugu Bueno (PR) apresentou nesta terça-feira (20) um Requerimento solicitando que a prefeitura, através da Secretaria de Finanças, realize um estudo para analisar a viabilidade de conceder isenção tributária para os estabelecimentos comerciais situados na Avenida Brasil, no trecho compreendido entre a Rua Sete de Setembro até a Rua Barão do Cerro Azul.

O principal motivo para o pedido é o prejuízo causado aos comerciantes pelo PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), que prevê uma série de obras que totalizam US$ 57,5 milhões em investimentos. Gugu Bueno afirma que “depois de iniciadas as obras do programa, muitos clientes deixaram de frequentar as lojas e outros estabelecimentos comerciais, o que causou queda nas vendas e consequentemente diminuição dos lucros das empresas”. O vereador lembrou ainda que a queda no movimento, - que em alguns casos chega a 80% - tem levado a demissões de funcionários e pode levar até ao fechamento dos negócios.

No documento protocolado nesta terça e que deve ser votado na próxima semana, Gugu Bueno solicita que a prefeitura analise se é possível isentar o IPTU dos imóveis afetados pelas obras, em caráter não geral nem permanente, e se há possibilidade da medida estar na previsão da Lei Orçamentária já de 2017. Além disto, o vereador requer uma planilha que indique o impacto orçamentário e financeiro da renúncia de receita para o município caso a isenção seja oferecida.

“Apesar de serem obras essenciais ao desenvolvimento de Cascavel, é preciso que o Poder Público apresente ações para cobrir e minimizar a situação financeira dos comerciantes”, defende o vereador.

Assessoria de Imprensa/CMC