Câmara e comunidade vão debater sobre a realização do Carnaval de rua em Cascavel

Com o tema “Carnaval de Rua em Cascavel”, a Câmara Municipal promove audiência pública na próxima quarta-feira (26), às 19h. O evento é uma iniciativa da vereadora Professora Liliam (PT), conforme o Requerimento nº 102/2023, aprovado pelo plenário em 18 de março. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

Considerada a maior festa popular do país, o Carnaval é uma das mais emblemáticas festas da cultura brasileira, fazendo parte da sua identidade nacional. Nos últimos anos, os blocos carnavalescos ganharam força em várias cidades brasileiras, em decorrência da necessidade da população por momentos de expressão e manifestação de relações sociais centradas na espontaneidade e na alegria, quando então é possível voltar e se apropriar das ruas do bairro, das praças públicas ou de outros equipamentos públicos.

Ocorre que, em fevereiro, o Governo Municipal, com o apoio das forças de segurança, proibiu o carnaval de rua em Cascavel, sob a justificativa de que tal medida era necessária para evitar a violência, impedindo assim a manifestação cultural nos espaços públicos da cidade e gerando grande insatisfação à população.

A pesquisadora Laysmara Carneiro Edoardo afirma que a cidade demanda políticas de cultura. "A Rua Paraná, por exemplo, vem sendo vista como um espaço de bagunça, justamente porque reúne e concentra uma população de classe média e mais periférica, que utiliza aquele espaço para os seus momentos de lazer. Quando falamos de carnaval de rua, falamos justamente do momento em que as camadas populares passam a ocupar o espaço da rua como uma contramedida", afirma a pesquisadora Laysmara Carneiro Edoardo.

Ainda segundo Laysmara, é importante destacar as questões socioculturais e as condições socioeconômicas no debate sobre o carnaval de rua. "Precisamos considerar a amplitude das culturas populares e das políticas públicas num sentido em que haja de fato a rememoração, o resgate cultural, a valorização das práticas que são periféricas e muitas vezes acabam sendo cooptadas por práticas mercantis. As políticas públicas podem gerar renda e recursos, tanto para os trabalhadores, quanto para a manutenção das gestões públicas e privadas", explica a pesquisadora.

Segundo a Professora Liliam, o objetivo da audiência pública é abrir espaço na Casa de Leis para recolher as demandas dos setores envolvidos na construção do carnaval de Cascavel, bem como os avanços e desafios para a realização do evento na cidade. "A expectativa é que esse debate apresente uma solução para democratizar o Carnaval no município. Nós que trabalhamos por uma Cascavel que considera a opinião coletiva buscaremos encontrar sugestões para engrandecê-lo", finaliza a vereadora.

Além dela, assinam o documento a Professora Beth Leal (Republicanos), Policial Madril (PSC), Edson Souza (MDB), Serginho Ribeiro (PDT), Tiago Almeida (União Brasil) e Dr. Lauri (PROS).

Assessoria da Vereadora Professora Liliam (CMC)