Câmara entrega medalha esportiva a Elielson Rodrigues, campeão no paraciclismo

O esportista Elielson Rodrigues, campeão em diversas competições de paraciclismo, recebeu na sessão desta terça-feira (21) a Medalha Esportiva “Osmar Xiquinho Zimmermann”. A homenagem foi concedida pelo Decreto Legislativo nº 77/2023, cujo autor é o vereador Policial Madril (PSC).

Ao justificar a homenagem, o parlamentar destacou que Elielson “vem sendo destaque na modalidade, colecionando títulos que elevam e engrandecem o nome da cidade no cenário esportivo a nível municipal, estadual e nacional”. O paratleta venceu ou ficou entre os três primeiros colocados em algumas das competições mais importantes do segmento.

Elielson agradeceu a homenagem e revelou aos vereadores que se prepara para um novo desafio. “Vou representar Cascavel no próximo ano na Itália e na Bélgica. Esse ano eu não consegui porque meu visto não ficou pronto, mas no ano que vem vou estar lá”, disse o atleta.

Um desafio e muitos sucessos

Nascido em 1988, Elielson Rodrigues é casado, pai de um casal de filhos e trabalha como motoboy. Em 2005 sofreu um acidente de motocicleta que causou a amputação parcial da perna esquerda.

Quando criança não era adepto de esportes. Vez ou outra, jogava bola por diversão ou brincava de carrinho de rolimã, porém, em meados de 2018 começou a pedalar por incentivo de seu irmão, que já praticava havia muito tempo. Em outubro daquele ano, entrou para uma das melhores equipes de paraciclismo do Brasil, a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), que já teve paraciclistas competindo nos Jogos Parapanamericanos de 2019 em Lima (Peru), nas Copas do Mundo de Paraciclismo de 2019 na Bélgica e na Itália e no Mundial de Paraciclismo de Estrada de 2021, em Portugal.

Em 2021, Elielson Rodrigues foi campeão em quatro modalidades no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista, vice-campeão em duas modalidades na Copa Brasil de Paraciclismo e vice-campeão nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná. No ano passado, ele foi campeão na Taça Brasil de Pista, campeão e vice em modalidades na Copa Brasil de Paraciclismo e quatro vezes campeão em provas de pista do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista. Ainda em 2022, ele conquistou o terceiro lugar na prova de pista do Panamericano de Paraciclismo de Pista e Estrada e novamente vice-campeão dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná.