​​Câmara pede liberação do Canabidiol e aripiprazol pelo SUS

Foi aprovada pela Câmara de Cascavel nesta segunda-feira (28) a ­­­­­­­­­­­­­­­Moção de Apelo nº 40 de 2023 ao Governo Federal para que os medicamentos Canabidiol e Aripiprazol componham a lista de medicamentos liberados pelo SUS.  O documento foi assinado pelos vereadores Alécio Espínola (PSC), Dr. Lauri (PROS), Edson Souza (MDB), Serginho Ribeiro (PDT), Tiago Almeida (União Brasil), Cidão da Telepar (PSB) e pelas vereadoras Professora Liliam (PT) e Professora Beth Leal (Republicanos).

A moção pede ao Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), órgão responsável pela análise técnica que define a incorporação de novos medicamentos ao SUS e também ao Ministério da Saúde, que garantam a disponibilidade gratuita dos dois medicamentos que são fundamentais para o tratamento de diversas condições de saúde, incluindo o Transtorno do Espectro Autista.

O Canabidiol (CBD) é um dos 80 canabinóides presentes na planta Cannabis sativa e não produz os efeitos psicoativos típicos da planta extraído da planta da maconha e tem propriedades medicinais comprovadas no tratamento de várias condições, incluindo epilepsia, ansiedade e dor crônica. O Aripiprazol é um medicamento antipsicótico atípico utilizado no tratamento de transtornos mentais, incluindo esquizofrenia e transtorno bipolar, e pode ser eficaz também no tratamento de sintomas do TDHA, como comportamentos repetitivos e agressividade.

No entanto, o alto custo desses medicamentos muitas vezes impede o acesso de pacientes com TEA e outras condições de saúde aos tratamentos necessários. A inclusão desses medicamentos na lista de medicamentos liberados pelo SUS pode ajudar a torná-los mais acessíveis, garantindo o tratamento adequado para aqueles que precisam, defendem os vereadores.

Além disso, a inclusão dos medicamentos Canabidiol e Aripiprazol na lista de medicamentos liberados pelo SUS pode ajudar a reduzir o estigma em relação ao uso destes remédios e suas importantes contribuições para a saúde de milhares de pessoas.