Câmara recebe demandas do Grupo Maternar Cascavel

O líder de governo, vereador Pedro Sampaio (PSC) e a assessoria do vereador Edson Souza (MDB) e da vereadora Professora Liliam (PT) receberam nesta quarta-feira (25) as representantes do grupo de apoio Maternar Cascavel, Patrícia Laginski e Mayra Chagas.

O Maternar Cascavel apoia as mães orientando e defendendo o aleitamento materno e a criação não-violenta e traz informações de confiança para ajudar quem está passando por este momento tão importante. Aos vereadores, o grupo pediu apoio na fiscalização do cumprimento de leis que garantem a proteção ao aleitamento materno, como por exemplo, a garantia de que as crianças menores de um ano e matriculadas nas CMEIs têm o direito a receber o leite materno. “Sabemos que é a regra da Secretaria de Educação, mas muitas vezes os profissionais que estão com as crianças criam empecilhos para dar o leite das mães para seus filhos”, esclarecem as representantes. Além disso, o grupo acredita que os CMEIs podem ser protagonistas na conscientização sobre aleitamento, orientando e incentivando mães que voltam ao trabalho a manter a amamentação das crianças.

Outra demanda do Maternar Cascavel diz respeito aos benefícios e incentivos que devem existir para as lactantes até os dois anos de idade. Como explica Patrícia Laginski, “hoje apenas as lactantes puérperas, com 45 dias, têm direito a vacinas, por exemplo. Em filas prioritárias, normalmente somente as lactantes de filhos pequenos são aceitas”. Outras leis que garantissem o direito ao home office para servidoras públicas, isenção de taxas em concursos e melhores condições para que as mães mantenham a amamentação e tenham condições dignas de vida e trabalho seriam essenciais.

O grupo divulgou ainda a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2021 com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. O tema está alinhado à urgência de cuidar da amamentação com políticas públicas e não apenas deixar esta responsabilidade para as famílias, especialmente para as mães. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) preconizam aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê, seguindo mesmo após a introdução alimentar até, pelo menos, os dois anos de idade. Além disso, o leite materno deve ser a principal fonte de nutrição dos bebês até um ano de vida, uma vez que mesmo que esteja sendo oferecido outros alimentos, o bebê ainda demora a aprender comer.