Os vereadores Luiz Frare (PDT) e Gugu Bueno (PR) protocolaram nesta quinta-feira (11) o Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2014 que outorga o título de Honra ao Mérito Educacional às Escolas Públicas Municipais de Cascavel, em reconhecimento às notas alcançadas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Dentre as escolas que registraram a maiores notas no exame em Cascavel, merecem destaque as escolas Almirante Barroso, do Centro, com a nota 7.8, a Escola Hércoles Bosquirolli, região do Lago, nota 7.4, e a Escola Emília Galafassi, do Jardim Social, nota 7.3. Dos distritos, a escola com a maior média – de 6.9 – foi a instituição Carlos de Carvalho.
O documento cita ainda as demais escolas nas quais foi possível perceber melhora nas notas obtidas, comparando os anos de 2012 e 2013. Estas instituições são: Escola Maria Montessori, Escola Mario Pimentel de Camargo, Escola Aloys João Mann, Escola Profª Arminda Tereza Villvock, Escola Profª Gladis Maria Tibola, Escola Carlos de Carvalho, Escola Diva Vidal, Escola Maria Fany Quessada de Araújo, Escola Robert Francis Kennedy, Escola Profª Dilair Silvério Fogaça, Escola Maximiliano Colombo, Escola Luiz Vianey Pereira, Escola Ita Sampaio, Escola José Henrique Teixeira, Escola Juscelino Kubitscheck, Escola Manoel Ludgero Pompeu, Escola Profª Michalina Sochodolak, Escola Hermes Vezzaro, Escola Profª Ivone Varela Dos Passos, Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, Escola São Francisco de Assis, Escola José Baldo, Escola Neiva Ewald, Escola Rubens Lopes, Escola Teotónio Vilela e Escola Inglacir Lourdes Farina.
Os vereadores proponentes destacam a importância de valorizar o progresso da educação no município e reconhecer os esforços feitos pelas secretarias envolvidas e por todos os educadores. O título concedido através do Projeto de Decreto será entregue em sessão solene previamente agendada pela Câmara Municipal de Cascavel.
O exame
O Ideb foi criado em 2007 e avalia o ensino público e particular em uma escala de zero a dez. Resume dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
A partir de 2005 foram estabelecidas metas para todo o país, envolvendo estados e municípios. Espera-se que até 2022 o Brasil atinja o patamar educacional dos países desenvolvidos, progredindo da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022.
Assessoria de Imprensa/CMC