Capoeirista Mestrinho recebe Medalha Darci Israel em homenagem na Câmara

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (08) no Plenário, o mestre de capoeira Aristeu Oliveira dos Santos, o Mestrinho, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cultural “Darci Israel”. A homenagem foi proposta em 2019 por um grupo de vereadores encabeçado por Serginho Ribeiro (PDT) e foi oficializada com a publicação do Decreto Legislativo nº 17/2019.

Mestrinho foi condecorado, segundo o texto do decreto, “por seus brilhantes trabalhos na promoção da Capoeira e da cidadania entre as crianças e adolescentes no Município de Cascavel”. Além de Serginho, assinaram também o projeto do decreto os vereadores Cabral (PL), Policial Madril (PSC) e Mazutti (PSC), e os ex-vereadores Carlinhos Oliveira, Rafael Brugnerotto, Mauro Seibert e Nadir Lovera. O Policial Madril também participou da sessão solene de entrega da medalha.

“É notório o reconhecimento da sociedade pelos valorosos trabalhos do Mestre Mestrinho no desenvolvimento da Capoeira no Brasil, no Paraná, e especialmente em Cascavel, onde dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento dessa nobre arte que é intrínseca da cultura brasileira, símbolo de libertação de um povo e expressão artística e cultural de um modo de viver”, afirmou o vereador Serginho.

Quem é o homenageado

“Aristeu Oliveira dos Santos, conhecido popularmente como "Mestrinho", chegou a Cascavel quando tinha 20 anos, formou família, amigos e colegas de profissão desenvolvendo a arte da capoeira e a promoção dos valores de cidadania ao longo de 40 anos em nossa cidade. Iniciou suas atividades aqui em 1981, auxiliando na Fundação da Academia Muzenza III, e já em 1982 começou a dar aulas para os integrantes da Associação Cascavelense de Amigos de Surdos (ACAS), até os dias atuais; ensinou capoeira também no projeto Irmão Carente – Capoeira para Meninos de Rua em Cascavel, no Centro de Assistência e Orientação ao Menor (CAOM), e ministrou aulas no Centro Sócio Educacional de Cascavel e Toledo (Cense).

Mestrinho também é coordenador geral do Projeto Capoeira nas Escolas, que atende diversas instituições no município desde 1997. Participou dos XVI Jogos Escolares Brasileiros, em Campo Grande – MS; foi técnico da Seleção Paranaense de Capoeira, em 1987; autor do álbum Capoeira Iuna, em 1995, e autor do célebre livro Capoeira Arte-Luta Brasileira (1ª edição em 1994, 2ª edição em 1996 e 3ª edição em 2001).

Além disso, Mestrinho coleciona títulos de relevância em sua carreira, como, na categoria individual, a conquista do Bicampeonato Brasileiro de Capoeira, em 1983 e 1984, na cidade de Niterói – RJ, e o Campeonato Brasileiro Equipe em 1987, na cidade de Curitiba. Ademais, coleciona uma série de homenagens realizadas por veículos de comunicação, entidades, Câmara Municipal de Cascavel e Câmara Municipal de Curitiba. Somente em Cascavel, Mestrinho recebeu quatro homenagens de Votos de Louvor e Congratulações ou reconhecimento na sua luta em prol da capoeira. Recentemente, a Academia de Medalhística Militar do Brasil entregou condecorações a civis e militares em Cascavel, no Teatro Municipal Sefrin Filho. Um dos civis a receber a comenda como forma de reconhecimento pelo seu trabalho, cuja ação tem contribuído significativamente na formação educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos de Cascavel e região desde 1981 foi o senhor Aristeu Oliveira dos Santos.” Fonte: justificativa do PDL 16/2019.