Caravana da Igualdade Racial sugere a vereadores a criação de Conselho Municipal

Em reunião no Gabinete da Presidência articulada pelo vereador Misael Junior (PSC), na manhã de terça-feira (09), o presidente Alécio Espínola (PSC), os vereadores Cidão da Telepar (PSB), Policial Madril (PSC) e vereadora Professora Liliam (PT) receberam uma proposta para implantação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Cascavel. Quem veio trazer a sugestão foram o professor Alexandre Cezar e Marcos Aparecido Soares, ambos do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir).

O Consepir realiza a Caravana da Igualdade Racial, que vem percorrendo todo o estado do Paraná para propor a instalação desses conselhos, com objetivo de atingir todos os 399 municípios. Participaram ainda do encontro o secretário municipal de Cidadania, da Proteção à Mulher e de Políticas sobre Drogas (Sesd), Rafael Tortato, o coordenador de Cidadania da Sesd, Adilson de Amorim e assessores dos gabinetes das vereadoras Professora Liliam e Professora Beth Leal (Republicanos), que não pôde comparecer por motivo de saúde na família.

Depois de ouvir relatos dos parlamentares sobre o histórico das lutas dos afrodescendentes na cidade e das iniciativas já feitas, tanto no poder público como nos movimentos sociais organizados, o professor Alexandre enfatizou que Cascavel já tem acúmulo suficiente para dar o próximo passo e criar seu conselho voltado à garantia da igualdade racial. Ele disse que a política deve ser voltada não só aos afro-brasileiros, mas também aos indígenas e imigrantes de origem caribenha, africana e de países da América Latina.

“Existe uma grande população, uma grande demanda em Cascavel, que poderá ser inclusive a cidade influenciadora nessa grande regional do oeste do Paraná”, disse ele. “A ideia é ter um conselho enxuto, desburocratizado e sem amarras, para dar resultados efetivos e não ser um daqueles que só se reúnem para discussões que vão do nada ao lugar nenhum”. Alexandre Cezar citou como bons modelos as leis que criaram esse conselho nas cidades de Arapongas, Piraí do Sul e Matinhos.

O vereador Misael Junior ficou de discutir com a Prefeitura quais seriam as secretarias representadas no futuro conselho e já iniciar o processo de discussão, uma vez que a lei de criação tem que ser proposta pelo Executivo. Os demais vereadores farão a discussão entre os colegas e a articulação com os movimentos sociais da cidade, para buscar uma construção conjunta do modelo de conselho a ser adotado.