O vereador Carlinhos Oliveira (PSC) comemorou a publicação, no último dia 14, do Decreto 15.268/2020, em que o Executivo instituiu e nomeou a Comissão de Estudos para a Criação do Cargo de Professor de Educação Física na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. Fazem parte dela representantes da Secretaria Municipal de Educação, dos Professores da Rede Pública Municipal, Conselho Regional de Educação Física, Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento e Gestão do Município, Câmara Municipal e Conselho Municipal de Educação de Cascavel.
Desde o primeiro ano do seu mandato, Carlinhos vem buscando conscientizar sobre a necessidade de implantar na rede de ensino básico do Município de Cascavel o profissional de educação física para atuar em sala de aula. Por meio de dois seminários específicos, em 2018 e 2019, o vereador procurou mobilizar os profissionais e debater as alternativas. Carlinhos também trabalhou junto à Secretaria Municipal de Educação e ao prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), pelo convencimento sobre esse assunto, já que as principais cidades do Paraná já aderiram à ideia.
A comissão terá como missão realizar estudos e se posicionar para subsidiar futura decisão da administração pública na criação do cargo de professor de educação física, para atender a demanda das escolas municipais. O vereador Carlinhos considera um avanço o resultado da mobilização dos profissionais de educação física. “Respeito a convocação desta comissão e a necessidade de trâmite e debate nas esferas consultivas. Acredito que haverá deliberação positiva, já que o profissional na sala de aula é uma necessidade”, afirmou ele.
Sem desmerecer os atuais professores, que há anos se dedicam em ministrar as aulas, o vereador, formado em educação física, levanta esta bandeira com objetivo de proporcionar à categoria a oportunidade de se somar na qualidade do ensino. Segundo ele, o ideal e correto é que a matéria seja ministrada por um profissional de educação física pelas circunstâncias que a disciplina prevê, ligadas à qualidade de vida do aluno, que precisa desenvolver corretamente a coordenação motora nos primeiros anos de vida. Alia-se à necessidade de educar hoje contra a obesidade, entre outros fatores negativos para a saúde das crianças.
“A educação física insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, qualificando-o para as práticas da educação física, despertando-o para se integrar às atividades físicas corretamente. Tudo começa no posicionamento físico da criança e em alcançar os objetivos da grade curricular”, explica Carlinhos.
Assessoria do Vereador Carlinhos Oliveira/CMC