“Mais de 20 mil crianças e adolescentes, a maioria em situação de vulnerabilidade social, puderam contar com a mão amiga do Cemic e construíram uma vida diferente”, afirmou Romulo Quintino (PSL), ao entregar Votos de Louvor e Congratulações ao CEMIC – Centro de Estudo do Menor e Integração na Comunidade, pela passagem do aniversário de 40 anos da entidade, a ser comemorado no dia 3 de outubro de 2017.
No Requerimento 408/2017, o vereador explica que “o bairro São Cristóvão contava nas décadas de 60 e 70 basicamente com famílias pobres (migrantes de várias regiões), cujos pais, para trabalhar, deixavam as crianças sozinhas e as mesmas mendigavam para saciar a fome, perambulando pelas ruas”.
Diante desta realidade, o Centro Social Beneficente da Paróquia de São Cristóvão resolveu prestar atendimento social às famílias, criando em 03 de outubro de 1977 o Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade Renato Festugato (CEMIC), sob a presidência do padre Armando de Costa.
O CEMIC surgiu para atender a criança e ao adolescente marginalizado ou em vias de marginalização em suas necessidades básicas como: formação, educação integral, reforço escolar, lazer, alimentação, vestuário, atendimento médico e odontológico, preparação cristã, artesanato, encaminhamento de documentação, cursos para os pais e visitas as famílias, objetivando melhorar o relacionamento familiar e integração com a comunidade.
Atualmente o CEMIC oferta a modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 15 anos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em regime de apoio socioeducativo em meio aberto, conforme preconiza o SUAS - Sistema Único de Assistência Social e o ECA, no artigo 90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolve atividades de convivência e socialização, mediante trabalho socioeducativo de fortalecimento de vínculos afetivos e sociais, em horários alternados ao da escola.
As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações de direitos, bem como, proporciona experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e atua na prevenção de situações de risco social.
A homenagem foi entregue ao presidente do Cemic, Fernando Luiz Noro, que agradeceu o empenho e o trabalho de todos os voluntários que trabalharam durante todos estes anos e em especial, a toda a Diretoria Executiva, Dirceu Bortolotti Danetti, Genésio Pegoraro, Lino Santo Mantovani, Vitor José Smarczewski, Rafael Sartoreto, Márcia Maria Fistarol, Mariley Vaz Sobrinho Noro, José Carlos Gonçalves, Edson Renz e José Atílio Araújo.
Assessoria de Imprensa/CMC