Cidão pede à Transitar a instalação de piso tátil desde o Terminal Sul até a Unioeste

Garantir melhor acessibilidade aos alunos com deficiência visual da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é o propósito da Indicação nº 290/2023, protocolada nesta segunda-feira (20). De autoria do vereador Cidão da Telepar (PSB) e dirigida à Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), a proposição pede a instalação de piso tátil desde o Terminal Sul até a universidade.

“A Universidade possui diversos alunos com deficiência visual, e a implantação dessa sinalização tem por finalidade viabilizar e facilitar o deslocamento desses alunos no trajeto do terminal até a Universidade, sendo de extrema necessidade melhoria das condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação de pedestres”, justifica o vereador em seu pedido. Ele citou na Indicação a legislação e normas técnicas sobre o assunto.

Cidão explica que existem dois tipos de piso tátil: o de alerta, que é utilizado para sinalizar situações de perigo ou quando ocorre mudança de direção no trajeto/percurso; e o direcional, utilizado para sinalizar caminhos e rotas acessíveis seguras para deficientes visuais.