Notícias

Com apoio da maioria dos vereadores, Valdecir Alcântara pede à Acesc um crematório

Por iniciativa do vereador Valdecir Alcântara (Patriota), foi protocolada na terça-feira (24) uma indicação pedindo à Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel (Acesc) a construção de um crematório na cidade. A proposição obteve as assinaturas de apoio da maioria dos demais parlamentares da Câmara.

Segundo o idealizador da proposta, a população de Cascavel já vem demandando há tempos um crematório, por motivos que vão desde a falta de opções de cemitérios e pelos altos custos dos enterros, até questões ligadas a credos e crenças pessoais. “Com o advento da pandemia, tornou-se mais latente a necessidade de um crematório, pois infelizmente tivemos muitos óbitos num curto espaço de tempo, saturando ainda mais a nossa já pouca disponibilidade de espaço”, lembrou Valdecir ao justificar a indicação.

O parlamentar destaca que a cremação gera um impacto ambiental muito menor que os sepultamentos, tanto pelo fato de não necessitar da disposição de grandes áreas quanto pela eliminação dos resíduos oriundos da decomposição dos corpos. “Economicamente também é salutar a criação de um crematório já que, uma vez construído, atenderá por anos a nossa população, diferente dos cemitérios que com o passar do tempo atingem a sua capacidade, sendo necessária a compra de novas áreas com a construção de novas estruturas”, concluiu Valdecir.

Assessoria de Imprensa/CMC