Notícias

Comissão de Cultura e Desporto faz visitas a secretarias

Na semana seguinte da posse e deliberação da presidência e secretaria, os vereadores integrantes da Comissão de Cultura e Desporto da Câmara de Vereadores de Cascavel, recém criada, resultado do desmembramento da educação, integrada pelos vereadores, Carlinhos Oliveira (presidente), Serginho Ribeiro (secretário) e Pedro Sampaio (membro), estiveram na Secretária Municipal de Esporte (sexta-feira – dia 26) e na Secretaria Municipal de Cultura (segunda-feira – dia 29), para realizar reunião de apresentação da comissão e seus membros, bem como, para ouvir os diretores de ambas as pastas.

Na Secretaria Municipal de Esporte, a reunião foi diante do diretor Leo Mion e dos demais diretores e gerentes, aprofundou a realidade da pasta, em especial do orçamento um tanto quanto apertado diante das demandas existentes em manutenção dos complexos esportivos (Estádio Olímpico Regional, Autódromo Internacional, Kartódromo Municipal, Centro Esportivo Ciro Nardi, Ninho da Cobra, ginásios e campos espalhados em bairros e distritos rurais). Também, o fato de hoje, a secretária estar em situação indefinida quanto seu destino, até o momento sem secretário de esporte, fato que enfraquece politicamente a pasta.

Na Secretaria Municipal de Cultura, a reunião foi diante dos diretores, Luciano Biaggi e Ricardo Burgarelli e também permitiu iniciar um relacionamento entre a pasta e os vereadores. O orçamento e a política pública de cultura foram aprofundados, bem como, as dificuldades de manutenção do teatro municipal que gera elevado custo desde sua inauguração. As leis vigentes que necessitam de revisão foram abordadas para o bom andamento da administração pública e também, a extrema necessidade de definição por parte do Prefeito Municipal, quanto a efetivação como secretária de cultura ou fundação cultural afim de, com a nomeação do secretário, dar mais força política ao setor cultural.

Segundo o presidente da comissão, vereador Carlinhos Oliveira (PSC), com as duas visitas, os vereadores tiveram uma noção mais real da realidade das duas secretarias, das necessidades administrativas e agora deverão se reunir para avaliar e se posicionarem quanto a novos rumos. “Precisamos somar as duas pastas para fortalecer política e financeiramente as mesmas para que possam cumprirem com suas funções. Porém, também vamos cobrar e fiscalizar em nome da sociedade que precisa receber serviços adequados no esporte e na cultura”, ressaltou o vereador. Um a reunião com o Conselho Municipal de Cultura esta prevista e outra, com o prefeito municipal.

Assessoria de Imprensa/ Vereador Carlinhos Oliveira