Na tarde desta segunda-feira (16), os vereadores João Paulo (PSD) e Celso Dal Molin (PR) iniciaram uma série de visitas às instituições bancárias públicas e privadas da cidade. O objetivo dos integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara é fiscalizar a qualidade do atendimento prestado pelos bancos ao consumidor, especialmente no que diz respeito ao tempo de espera e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Na agência visitada hoje, a Comissão acompanhou clientes que aguardavam no caixa de atendimento direto e no atendimento pessoal. No caixa, os clientes foram atendidos dentro da previsão legal de 20 minutos. Nos caixas eletrônicos e na parte interna da agência as regras de acessibilidade foram respeitadas. Há cerca de sete meses a gerência instalou um biombo entre as cadeiras de espera e o caixa, para manter a privacidade das operações. No ano passado, a Comissão havia solicitado esta mudança, que também está prevista em lei.
O maior problema para os clientes está na hora de aguardar atendimento personalizado, para empréstimos, abertura e encerramento de contas e operações do gênero. Ao acompanhar o tempo decorrido entre a distribuição de senhas e o atendimento de alguns clientes, a Comissão aguardou por mais de uma hora. Uma das clientes que preferiu não se identificar, afirmou “já aconteceu de eu vir ao banco no meu horário de almoço e aguardei por mais de duas horas e meia. Quando voltei ao trabalho, mesmo apresentando a justificativa, recebi uma advertência”.
O vereador João Paulo explica que as fiscalizações devem continuar nas próximas semanas, tanto nos bancos públicos quanto privados. Um relatório será formulado pela Comissão e deve ser entregue ao Procon para que o órgão possa notificar as instituições nas quais sejam encontradas irregularidades.
Reclamações
Quando os clientes se sentem prejudicados ou tem seus direitos infringidos, podem denunciar direto ao Procon. É preciso comprovar que passou mais de 20 minutos na fila, conservando a senha na qual está marcado o horário de entrada. Todos os bancos são obrigados a entregá-la. Na hora do atendimento, o cliente deve pedir para que o caixa registre o horário em que foi atendido.
Os consumidores também podem denunciar irregularidades à Ouvidoria da Câmara pelo telefone 3321 8846.
Assessoria de Imprensa/CMC