O vereador Fernando Winter (PTN), representando a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, esteve na Acic nesta sexta-feira (29) para apresentar o trabalho do grupo de vereadores aos representantes do Painel de Educação do projeto Cascavel 2030.
Participam do debate o Conselho Municipal de Cultura, Unipar, Secretaria de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais, ANAEI (Associação Nacional de Apoio a Educação Infantil), UNIOESTE, SINEPE/NPR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná), Conselho Jovem Empresário, Núcleo Regional de Educação de Cascavel, CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto), Instituto Federal do Paraná, CMI Lojas Maçônicas, Centro da Juventude, Secretaria de Assistência Social e FAG.
Winter esclareceu que “a comissão da Câmara é uma instrumento a mais para a comunidade fiscalizar, acompanhar e aproximar o Legislativo da realidade do município”. Em 2016 a Comissão realizou mais de 20 visitas às escolas municipais, exarou pareceres sobre projetos e encaminhou aos órgãos competentes diversos ofícios e requerimentos cobrando providências e pedindo informações.
Os principais pontos questionados durante a reunião dizem respeito a demanda por terrenos para escolas municipais, criação de vagas para acolher as cerca de três mil crianças que estão fora das creches e CMEIs, necessidade de manter a continuidade das políticas públicas e investimentos em educação mesmo com mudanças politicas e ainda o detalhamento do orçamento municipal referente à educação.
A missão do Cascavel 2030 baseou-se em estudo prospectivo da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), desenvolvido em 2012. O Conselho tem como missão estimular à transformação de ambientes urbanos em espaços propícios a inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis, que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento e, por conseguinte, tragam progresso à sociedade.
Atualmente, há oito painéis trabalhando e 65 entidades representativas envolvidas. Estes grupos trabalham para identificar os gargalos que impedem o desenvolvimento do município. Após definir as prioridades do projeto, estas ações serão apresentadas ao G8 (Acic, Amic, CDL, OAB, Sindilojas, Sociedade Rural do Oeste, Sindicato Rural e Sinduscon/Oeste), que iniciará uma grande mobilização para que estes projetos tornem-se políticas públicas.
Assessoria de Imprensa/CMC