Comissão de Saúde discute denúncias de servidores e pacientes das unidades de saúde

Denúncias de servidores e pacientes das unidades de saúde de Cascavel foram discutidas durante a reunião extraordinária da Comissão de Saúde, na Câmara de Vereadores, nessa sexta-feira (28). Profissionais de saúde e seus representantes, como o Conselho Municipal de Saúde e Sismuvel foram convidados a participar. “O objetivo é ouvir as denúncias apresentadas, seja de pacientes ou profissionais da saúde, para que então possamos definir propostas que podem ser discutidas posteriormente com a Secretaria de Saúde”, afirma o presidente da Comissão de Saúde, vereador Edson Souza.

Entre as reivindicações estão a demora no atendimento, falta de profissionais de saúde e consequentemente a sobrecarga, falta de materiais e insumos, falta de reparos na estrutura, dificuldades no fluxo de atendimento, entre outras que foram confirmados pela assistente social da Unidade de Pronto Atendimento, Karen Fracaro. De acordo com ela, até mesmo vaquinhas entre os servidores são feitas nas unidades para que sejam feitos reparos simples. “É troca de torneira, sifão, maçaneta de porta, já aconteceu de fazermos vaquinha para consertar. Além disso, são cerca de 600 atendimentos por dia na UPA, e os profissionais estão sobrecarregados. Estou aqui hoje representando os servidores com o ensejo de nos unirmos ao conselho, à população e à gestão. Estamos cansados de ouvir dos usuários de saúde que são eles que pagam nosso salário e dos gestores que os usuários são fiscais do nosso trabalho, e ninguém nos ouve”, ressalta Karen.

O presidente do Sismuvel, Ricieri D’Estefani, também relatou as dificuldades enfrentadas como usuário da saúde pública na cidade, e ressaltou a importância de ouvir os profissionais de saúde sobre a situação. “Os servidores enfrentam muitas dificuldades com a alta demanda de pacientes e estamos disponíveis para conhecer a realidade e sugerirmos juntos propostas que possam melhorar a saúde em Cascavel. Estamos juntos com a luta dos servidores e esperamos poder contribuir com as melhorias”.

O Conselho Municipal de Saúde também frisou a importância de discutir, propor e cobrar a gestão de Saúde sobre os problemas relatados. “Precisamos ampliar essa discussão com a comunidade. Já acompanhamos diversas propostas feitas em conferência que até hoje não foram colocadas em prática, então entendemos a necessidade dessa discussão. Vamos unir forças para melhorar a saúde”, comenta o presidente do Conselho, Antonio Martins (Toninho Frentista).

O vice-presidente do Conselho, Elton José Muchen, enfatizou a importância de cobrar a gestão sobre a contratação de novos profissionais. “Precisamos tirar o sufoco desses trabalhadores, mas ao mesmo tempo temos relato de novos servidores dizendo que ao tentar assumir o cargo tiveram como resposta que há falta de vagas em Cascavel. Além disso, nos chegaram diversos vídeos sobre as estruturas nas UBS, que alagam durante as chuvas, entre outros problemas que precisamos discutir para melhorar a saúde para o servidor e para o paciente”, diz Elton.

O primeiro secretário do Conselho, Narciso Comissío, ainda ressaltou a importância do respeito da gestão com o funcionalismo público. “Represento o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) dentro do conselho, e dentro do hospital entendemos que a carga de trabalho é grande e sabemos inclusive a necessidade da gestão para que esses trabalhadores tenham boas condições de trabalho. É importante dizer que gestão se faz com respeito ao funcionalismo público, e para isso, a importância dessa discussão para que possamos ouvi-los”, afirma.

As denúncias na área da saúde foram recorrentes também no gabinete dos demais vereadores presentes na reunião. “Desde que assumi recebi um volume de denúncias assustadoras sobre a saúde e me incomoda muito ver a condição do trabalho do servidor dessa área nessa situação. Estou à disposição para ajudar nessa discussão”, diz a vereadora Professora Liliam. “Nos chegam muitas reclamações com relação a isso e sabemos que implica na gestão da saúde no município. A discussão é necessária para conhecermos a situação e discutir os caminhos que podem ser adotados para resolver”, complementa a vereadora Beth Leal.

O vereador Josias de Souza também enfatizou a importância de discutir o tema. “Chegou o momento de discutir, cobrar e a comissão pode contar comigo para o que for necessário”, comenta. O vereador policial Madril também esteve presente na reunião e se colocou à disposição para ajudar. “A situação é complicada e sabemos pelas denúncias que revemos. Precisamos discutir e tentar resolver”, comenta. O membro da Comissão de Saúde, Sadi Kisiel, relata a importância de ampliar essa discussão. “Não podemos nos furtar dos relatos que chegam até nós, e agora vamos levar essa discussão com propostas para tentar solucionar a situação da saúde”, afirma.

As discussões e relatos apresentados na reunião aberta serão encaminhados para uma audiência pública, com a presença também dos gestores de saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeito, e Ministério Público. Além disso, será proposto também a revisão dos direitos dos servidores para que haja a negociação com o Executivo. Outro encaminhamento apresentado na reunião é propor um espaço para que os servidores possam apresentar as denúncias com sigilo, além de um setor para atendimento ao servidor público. Também foi proposta a criação de uma Frente Parlamentar da Saúde para discutir o Plano de Carreira dos Servidores.

Durante a reunião também foi discutido o atendimento aos pacientes com autismo, questão que deverá ser apresentada em reunião específica na Câmara de Vereadores.

Assessoria de Imprensa/ Edson Souza