Comissão faz requerimento de informações sobre segurança de CMEIs e escolas municipais

Alarmados com as informações sobre o aumento das ocorrências de furtos e arrombamentos em unidades escolares da rede municipal, os vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC) e Sadi Kisiel (PODE), da Comissão de Segurança Pública e Trânsito (CSPT), protocolaram um requerimento com pedido de informações à Secretaria Municipal de Educação. A proposição foi lida em Plenário esta semana.

“Chegou ao conhecimento desta Comissão que, só neste mês, cerca de oito instituições foram alvo de criminosos”, afirmam os membros da CSPT, que é presidida pelo Policial Madril, ao justificar o requerimento. “Oportunos se fazem os questionamentos elencados, a fim de que possamos verificar quais medidas o Poder Público está tomando ou irá tomar pata coibir esses crimes, bem como quais eventuais providências poderemos tomar para evitar mais prejuízos ao erário público”, finaliza o documento.

As informações solicitadas à secretária Márcia Baldini são, textualmente:

1. Informe quantas e quais unidades educacionais possuem atualmente sistema de monitoramento de alarme e/ou equipamentos de segurança eletrônica, especificando pormenorizadamente qual o tipo de sistema e equipamento utilizado em cada unidade.
  2. Sobre as unidades educacionais que possuem algum tipo de sistema de segurança, informe quais são as empresas contratadas para realização/prestação do serviço, bem como especifique qual o tipo de serviço prestado.
  3. Especificamente no que diz respeito à(s) empresa(s) que realiza(m) o monitoramento das instituições de ensino, caso haja(m), informe como se dá o acionamento da(s) equipe(s) tática(s) para verificação dos locais, bem como informe se a(s) empresa(s) contratada(s) também realiza(m) rondas nas instituições escolares, e ainda, informe quantos agentes a(s) empresa(s) tem para realizar as rondas e atender aos acionamentos.
  4. Informe quantas e quais instituições de ensino (escolas e CMEIs) foram alvo de furto ou arrombamento nos últimos 30 (trinta) dias em Cascavel.
  5. A Secretaria de Educação tem conhecimento se a Guarda Patrimonial ou Municipal de Cascavel tem realizado rondas periódicas ou a vigilância diuturna nas instituições de ensino municipais, a fim de coibir e prevenir eventuais crimes contra o patrimônio, conforme sua função de proteção municipal preventiva, destinada especialmente à proteção do patrimônio público municipal?