Covid-19: Vereador propõe convênio de telemedicina com bolsistas da Unioeste

Seguindo um modelo que já funciona em Londrina, o vereador Policial Madril (PSC) está propondo à Secretaria Municipal de Saúde que estabeleça um convênio com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) visando o teleatendimento para a covid-19. Conforme o que consta da Indicação nº 101/2022, lida na sessão de segunda-feira (14), o serviço de telemedicina para atender possíveis casos da doença seria realizado por estudantes bolsistas.

Madril conta que ficou sabendo, por meio de notícia veiculada em 19 de janeiro pela Agência Estadual de Notícias, que a Prefeitura de Londrina já tem um convênio desse tipo com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). O acordo entre as instituições possibilitou a criação de um núcleo de telemedicina formado por nove bolsistas e dois orientadores.

O serviço atende pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, que precisam de atestado médico ou agendamento de consultas na rede pública. Os estudantes marcam consultas online com médicos da rede municipal de saúde e, com isso, ajudam a desafogar o sistema, especialmente no momento atual, com alta de casos.

“Entendemos que boas ideias merecem ser reproduzidas e também compartilhadas, e o presente projeto, sem dúvidas, é uma iniciativa que merece ser copiada pelo Município de Cascavel”, afirmou o Policial Madril. O vereador disse ainda que esse trabalho dos bolsistas “também agregaria conhecimento prático na formação profissional dos nossos acadêmicos, beneficiando assim a comunidade como um todo”.