Criadora do Projeto Amor em Fios recebe Voto de Louvor em evento na Câmara

A Associação Amor em Fios de Cascavel foi homenageada em sessão solene na manhã desta sexta-feira (12) com o recebimento de um Voto de Louvor e Congratulações à sua presidente e fundadora, a odontóloga Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes. A placa, com a homenagem oficializada pelo Requerimento nº 303/2021, foi entregue pelos autores da proposta, os vereadores Cidão da Telepar (PSB) e Alécio Espínola (PSC).

O objetivo da homenagem é destacar os serviços prestados ao município pela Associação, que tem como finalidade a melhora da autoestima das pessoas em tratamento de câncer. “Represento aqui uma equipe de pessoas de muito valor, que dedicam seu tempo ao bem do próximo. O Amor em Fios nasceu de uma história de amor, de tristezas, de alegrias, mas principalmente de muita superação”, contou Simone Braga Côrtes, em uma fala marcada pela emoção. O projeto nasceu de sua própria luta para superar o câncer, chamado por ela de “laboratório de fé”.

O presidente Alécio Espínola enfatizou o valor de pessoas que passam pela vida dedicando-se a tornar as outras pessoas melhores e mais felizes. “No mundo de hoje, nós encontramos em todos os cantos pessoas desesperançadas. Um gesto como esse da Associação Amor em Fios pode fazer a diferença na vida daqueles que precisam apenas ser vistos, enxergados”, ressaltou o vereador.

Já o vereador Cidão da Telepar, idealizador da homenagem, disse que poucas pessoas conhecem o trabalho da Associação, e acabam só tendo contato quando chegam a precisar dele. “E é aí que descobrem a importância desse trabalho que vocês fazem. Vocês levam auto estima, vocês levam o amor a essas pessoas, vocês trazem vida novamente”, afirmou o parlamentar.

O terceiro proponente da homenagem, vereador Pedro Sampaio (PSC) não pôde estar presente, mas em seu lugar ocupou a mesa de convidados a sua filha Alexa, de 7 anos. Ela roubou a cena com muita fofura ao contar que doou seus cabelos para a confecção de perucas para pacientes em recuperação.

Também participaram da sessão solene os vereadores Joceh da Auto Escola (MDB), Soldado Jeferson (PV), Josias de Souza (MDB) e Mazutti (PSC). Entre os convidados sentados à mesa da solenidade e também os que enviaram vídeos dando depoimentos, estavam gestores de políticas sociais e de entidades da sociedade civil, além de pessoas que já fizeram tratamento de câncer e foram atendidas pelas ações da Associação Amor em Fios.

Histórico

O projeto Amor em Fios foi criado em 2016, pela odontóloga cascavelense Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes e tem por objetivo trabalhar pela autoestima das mulheres que estão fazendo tratamento quimioterápico. Apesar de ser uma iniciativa recente, o projeto já está atendendo também as crianças. Baseada em uma iniciativa no Canadá, Simone criou o Amor em Fios Kids.

O trabalho do Amor em Fios consiste na arrecadação de lenços e também na confecção de perucas para posterior empréstimo, através de bancos de perucas. A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso das pacientes a esse acessório e os lenços são destinados às mulheres que não se adaptam à peruca.

Já o projeto Amor em Fios Kids foi criado em 2018 e trabalha com a confecção de perucas ou toucas inspiradas em fadas, princesas e príncipes para crianças com câncer. Os pequenos pacientes, ao usarem a peruca temática, se sentem personagens de um mundo mágico, o que os auxilia no enfrentamento da doença e suas consequências.

Neste ano, com a pandemia, as voluntárias se viram desafiadas por outra dura realidade que veio à tona. Diante disso, Amor em Fios transformou tudo o que tinha em cestas básicas com alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza e mais de oito mil máscaras que as voluntárias confeccionaram.

Com o auxílio de doações e com o trabalho das voluntárias, a Associação conseguiu amenizar o sofrimento de pessoas de mais 12 estados brasileiros para os quais os produtos foram doados. Além de hospitais do câncer, outras instituições, como os asilos, também receberam doações do Amor em Fios.

O Amor em Fios conta com mais de 60 voluntários entre peruqueiros, crocheteiras, costureiras, dentre outros profissionais. Hoje, o projeto possui mais de 300 diferentes itens, como as próteses mamárias, a boneca Alegria e o boneco Abraço. A matéria-prima para a confecção dessas peças é fruto de doações da comunidade de Cascavel e região.

Independente e apartidário, o Projeto Amor em Fios Cascavel não tem vínculo com nenhuma instituição de saúde e já atua em nível nacional, já que seus produtos são enviados para qualquer parte do Brasil.