Notícias

Edson propõe ‘Bailinho da Vacinação’, a fim de aumentar imunização de crianças

O vereador Edson Souza (MDB) propôs a criação do “Bailinho da Vacinação” para aumentar a procura pela imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 em Cascavel. A indicação à Secretaria Municipal de Saúde foi protocolada na Câmara de Vereadores, e, também foi baseada em outras cidades paranaenses que criaram o evento a fim de contribuir para aumentar a imunização desse público.

Segundo a última atualização da Secretaria de Saúde, cerca de 7 mil crianças foram imunizadas até o dia 14 de fevereiro, número que representa 27% da faixa etária que está apta a tomar a vacina. “O número da procura é muito baixo. Nossa preocupação nessa pandemia também é com as crianças, que hoje estão voltando às aulas presenciais, à rotina, e não estão totalmente protegidas”, diz Edson Souza.

Em Cascavel, a imunização de crianças está sendo feita em dois dias da semana, com agendamento. De acordo com Edson, se a média da vacinação for mantida assim, o município pode levar até 15 semanas para conseguir aplicar apenas a primeira dose para esse público.

Preocupado com os baixos índices de imunização, Edson vê como importante a realização do evento. “Esse mutirão, chamado de ‘Bailinho da Vacinação’ pode contribuir com o crescimento desses números. O objetivo é trazer personagens do mundo infantil, tornando o ambiente mais leve, já que a presença de super-heróis e personagens do mundo infantil seria de grande auxílio para estimular a imunização das crianças. Além disso, ajuda também a fomentar as informações sobre a vacina contra a covid-19, de que elas são seguras e recomendadas por especialistas”, avalia Edson.

Evento gerou resultados em outros municípios paranaenses

A estratégia colheu bons frutos em alguns municípios do estado do Paraná, como em Londrina. Na cidade, o “Bailinho” foi realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro, no último final de semana, no Centro de Imunização da Zona Norte. Na ocasião, estiverem presentes os tradicionais Zé Gotinha e Maria Gotinha e outros personagens de contos de fadas. Além disso, o ambiente foi enfeitado e teve música, pipoca e brinquedos, como cama elástica.

Apenas no primeiro dia do evento foram imunizadas 1,4 mil crianças e no domingo, dia 13 de fevereiro, outras 1,2 mil receberam a primeira dose. O mutirão auxiliou o município a atingir a marca de 15 mil crianças vacinadas, número expressivo e que aumenta consideravelmente a proteção desse público.

Assessoria do Vereador Edson Souza/CMC