Edson Souza pede informações à Regional de Saúde sobre fila das cirurgias eletivas

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Edson Souza (MDB), solicitou informações à 10ª Regional de Saúde sobre a fila de cirurgias eletivas em Cascavel. Esse pedido tem como objetivo o conhecimento da lista de todas as instituições credenciadas para a realização dessas cirurgias. “Não há uma lista única sobre isso, então precisamos juntar essas informações para sabermos qual a situação atual do município. Além disso, solicitamos a informação de quantas cirurgias são contratadas e quantas são realmente realizadas em cada instituição”, afirma Edson.

A realização de cirurgias eletivas ficou paralisada por cerca de um ano, devido à pandemia da covid-19. A fila pelos procedimentos tende a ser ainda maior em razão disso. Para tentar resolver essa situação, o vereador marcou uma audiência pública para debater a transformação do espaço construído para ser a Ala de Queimados do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) em um Centro de Cirurgias Programadas (CCP). “Com essa paralisação das cirurgias eletivas em razão da pandemia, as pessoas que já aguardavam havia anos pelo serviço, terão que esperar ainda mais. Essa fila das cirurgias eletivas tem se tornado um gargalo para a saúde de Cascavel. Portanto, as informações solicitadas à Regional nos ajudam a entender a situação para buscar melhorar a saúde da região”, enfatiza Edson.

Nesse pedido, o parlamentar também questionou sobre quais são as especialidades nas quais as prestadoras de serviços são credenciadas para, desta maneira, elaborar um sistema que irá atender os pacientes de todas as áreas da saúde. “Iremos utilizar essas informações para a audiência pública sobre o tema na Câmara de Vereadores. O objetivo é abranger todos os pontos da situação e beneficiar o maior número de pessoas possível”, finaliza.