Enfermeiro surdo Gabriel Gollyjewski da Silva recebe reconhecimento da Câmara

A Câmara de Cascavel entregou, na sessão da última terça-feira (06), uma homenagem ao enfermeiro Gabriel Gollyjewski da Silva, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade surda de Cascavel. Proposta pelo vereador Melo do Pastel (Progressistas), o voto de louvor e congratulações reconhece e honra o esforço e a dedicação de Gabriel, um enfermeiro que dedica sua vida a cuidar da saúde dos outros e é uma inspiração para todos nós.

Gabriel se formou técnico de enfermagem no CEEP no ano de 2019 e em 2020 iniciou a graduação em enfermagem na FAG. Atua no Hospital Universitário há um ano, é o primeiro surdo formado em técnico em enfermagem no Paraná e na cidade de Cascavel é o único enfermeiro surdo.

Gabriel, quando iniciou com estagiário no HUOP há um ano atrás, desenvolveu algumas estratégias de trabalho. Uma delas foi imprimir o alfabeto em Libras e colar no mural da enfermagem. Em pouco tempo todos estavam praticando a inclusão passo-a-passo, vencendo várias barreiras de acessibilidade e comunicação.

No período da Covid-19, Gabriel promoveu muitos vídeos em suas redes sociais explicando sobre a necessidade de isolamento e sobre a importância da vacina. Todos em Libras. Depois disso, muitas pessoas surdas começaram a entrar em contato com o Gabriel pelas redes sociais e pelo WhatsApp e, em novembro de 2023, duas gestantes surdas pediram que ele as acompanhasse no período pré e pós-parto. Como profissional comprometido, Gabriel fez o auxílio necessário prestando esclarecimentos e ajudando a explicar o trabalho dos demais profissionais para as gestantes.

A participação de Gabriel no parto garantiu não apenas o direito destas pacientes surdas à sua própria língua como foi essencial para que elas se sentissem mais tranquilas e compreendessem as recomendações dos médicos e enfermeiros, evitando experiências dolorosas e traumatizantes para estas mulheres.

Em sua proposição, Melo destacou como é “inspirador testemunhar profissionais de saúde na enfermagem surda, desempenhando um papel crucial no êxito da comunicação obstetrícia, cuidados maternos e apoio à amamentação em ambientes hospitalares“. Sua dedicação é admirada por mães surdas, por colegas de trabalho e por toda a comunidade cascavelense.

Gabriel foi traduzido na tribuna pela intérprete Patrícia Salvador e destacou que, apesar dos desafios, é muito recompensador realizar o trabalho de enfermeiro e reduzir algumas das barreiras de acessibilidade que ainda existem.