Notícias

Escola do Legislativo articula ações para promover sociedade mais politizada

A Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Cascavel, vem realizando uma série de visitas a instituições públicas e privadas para consolidar um programa de formação educacional sobre a organização política. A ação atende às diretrizes da nova presidência da Câmara, que pretende promover uma aproximação entre o Legislativo e a sociedade civil organizada.

Nessa primeira fase do programa, os dirigentes da Escola do Legislativo, constituída por Resolução de 2013, têm realizado uma série de encontros para apresentar o plano de ação e explicar suas competências. Conforme a coordenadora, a advogada Adriana Amaral Flores Salles, a ideia é fazer com que destes encontros surjam parcerias e sejam celebrados convênios para intercâmbio de informações, realização de cursos, palestras de interesse da Câmara e das instituições públicas e privadas.

Adriana Salles avalia que a Escola, através dessas parcerias, terá um papel fundamental na formação político-educacional em Cascavel, especialmente entre jovens, o que deve contribuir para a formação de novos líderes na sociedade. Dirigentes da Escola do Legislativo tem uma vasta agenda de reuniões, que já vem sendo cumprida desde o início do atual período legislativo. Além de instituições de ensino, como escolas públicas e privadas de ensino médio, fazem parte da agenda visitas às instituições de ensino superior, Câmara Jovem, Câmara Júnior e às entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná (Acamop).

TRABALHOS INTENSOS

O ritmo de trabalho tem sido bastante intenso nessas primeiras semanas de período legislativo. Adriana Salles lembra que já apresentou o programa da Escola do Legislativo ao Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário FAG, num encontro com a coordenadora do curso de direito, Viviane Bianconi. Adriana esteve acompanhada pelo vereador, professor de Direito e presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara, Rafael Brugnerotto; e do procurador jurídico da Câmara, o advogado Rafael Salvatti.

Brugnerotto, que é professor de Direito Constitucional no curso de Direito da FAG, reiterou a necessidade de os universitários conhecerem, na prática, conteúdos estudados em sala de aula, como a organização do estado, competências constitucionais dos municípios, processo legislativo, ordem econômica e social, dentre outros temas.

Rafael Salvatti, Procurador Jurídico da Câmara, por sua vez, destaca a importância da Escola do Legislativo ser apresentada e estreitar relações com as entidades públicas e privadas da sociedade, promovendo educação política e participação popular. Essa é a linha prioritária de atuação para a Escola, definida pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola, em conjunto com a Mesa Diretora da casa. “Nessa legislatura, a visão estratégica da presidência é promover uma proximidade entre a Câmara e a sociedade”, explica Salvatti.

A coordenadora do curso de Direito, Viviane Bianconi, disse que essa parceria com a Escola do Legislativo deve se transformar num importante incentivo aos estudos de política pelos acadêmicos e maios uma opção de linha temática a ser seguida pelos futuros advogados.

A partir desse encontro com a FAG, segundo Adriana Salles, foi fechada a primeira parceria da Escola do Legislativo e será assinado, nos próximos dias, o termo de cooperação específico entre Câmara de Vereadores e a instituição de ensino. Ainda nesta semana a Escola do Legislativo deve se reunir com a coordenação dos cursos de Direito do Centro Universitário Univel e da Unipar, em busca de parcerias na área.

Adriana, que se mostra animada com os contatos iniciais, destaca que também já foram realizadas reuniões para apresentar a Escola do Legislativo na OAB e no Fórum da Comarca, quando o programa foi apresentado a advogados, juízes e promotores públicos. “A união de todos fará com que a Escola do Legislativo cumpra seu papel não só na Câmara, mas no município como um todo. Todos os envolvidos nesse projeto estão dispostos a trabalhar pela construção de uma sociedade mais politizada. É o começo de uma história a ser escrita pela Câmara de Cascavel. Estamos todos animados”, diz a coordenadora da Escola do Legislativo.

Assessoria de Imprensa/CMC