Futsal feminino de assentamento recebe aplausos por título em jogos escolares

O time de futsal feminino do Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida foi homenageado no início da sessão desta terça-feira (25) pela conquista dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) pelo segundo ano consecutivo. A Moção de Aplausos foi proposta pela vereadora Professora Liliam (PT) e aprovada na segunda (24).

“A equipe que, por muitas vezes, treinou de pés descalços e com uniformes emprestados mais uma vez chegou ao topo do pódio”, declarou a vereadora ao justificar sua moção. As meninas da categoria B, de 12 a 14 anos, já haviam sido campeãs dos Jeps em 2022 e no último dia 6 de abril também levaram o título de 2023.

O Colégio fica na área rural de Cascavel, no Assentamento Valmir Mota de Oliveira, e tem uma realidade bem diferente das outras instituições de ensino da cidade. Sua estrutura é feita de madeira, os campos usados para a preparação do time são de terra batida e as atletas quase não têm o material necessário para treinar. Entretanto, isso não foi um empecilho para que a equipe comandada pelo professor Adroaldo Klock conquistasse o bicampeonato.

Neste ano, a fase municipal dos Jeps teve a participação de 52 instituições, sendo 37 estabelecimentos de ensino estaduais, 14 particulares e um federal. No total, foram quase 2 mil alunos/atletas envolvidos em diversas modalidades, um dos maiores números dos últimos anos. “É preciso reconhecer a conquista dessas jovens atletas, que mesmo diante de toda a dificuldade que passam, se submetendo a treinos em um campo de terra batida e com pouquíssimos recursos, foram para as quadras e mostraram que é possível vencer”, finalizou a Professora Liliam.