Notícias

Instituída Semana Municipal da Consciência do Autismo

Foi aprovado nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei 22/2018, de autoria do vereador Olavo Santos (PHS), que insere oficialmente a Semana Municipal da Consciência do Autismo no calendário oficial do município e define a primeira semana de abril para realização de atividades de conscientização e educação. Muitas famílias e pessoas que sofrem com o transtorno acompanharam a votação da matéria.

O Transtorno de Espectro Autista – TEA afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e apesar de estar presente na vida de tanta gente, falta muita informação sobre o assunto, por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, instituiu o Dia Mundial do Autismo a ser comemorado no dia 02 de abril.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença. “Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo. Da mesma forma, queremos trazer à população cascavelense essa consciência”, defendeu Olavo.

Saiba mais
O transtorno do espectro autista aparece nos três primeiros anos de vida e afeta o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e de comunicação. Alguns sinais observáveis são dificuldade em manter conversas, comunicar-se com gestos ao invés de palavras, movimentos corporais repetitivos, desenvolvimento lento da linguagem e da interação com outras crianças.

Estatísticas do CDC (Center of Deseases Control and Prevention) apontam existe uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que no Brasil o número possa chegar a dois milhões. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo. Estima-se que 90% dos brasileiros com autismo não tenham sido diagnosticados, o que prejudica enormemente o desenvolvimento da criança, que não recebe ajuda psicológica, psiquiátrica ou para melhor interação social.

Assessoria de Imprensa/CMC