Na sessão desta terça-feira (27) os vereadores realizaram a entrega do título de honra ao mérito ao professor e ambientalista Adelar José Valdemeri. A outorga foi proposta pelo vereador e presidente da Casa em exercício, Luiz Frare (PDT).
Frare esclarece que o ambientalista Adelar Valdemari desde o ano de 2000 luta em prol de melhor qualidade de vida para nossa população, “com ações de combate a depredação do meio ambiente, mutirão de limpeza dos rios que cruzam nossa cidade, ministrando gratuitamente palestras ambientais e trabalhando a conscientização ambiental na rede escolar”. O vereador afirma ainda que foi por causa dos estudos desenvolvidos por Adelar que a população cascavelense desenvolveu um novo conceito de meio ambiente, visando o bem comum da população e a preservação dos recursos naturais.
A ONG Amigos dos Rios já realizou diversas ações no município, tais como o lançamento de 40 mil peixes nos rios Quati e Cascavel, o programa “Cascavel – Cidade dos Rios Floridos o Ano Inteiro” que prevê ações para melhorar a qualidade dos rios da cidade, plantio de mudas de araucária e o projeto Doe sua Orquídea, que são plantadas nas árvores de todas as regiões da cidade.
Jaime Vasatta (PTN) comenta que “tem acompanhado desde a Secretaria de Meio Ambiente o trabalho do ambientalista, como uma pessoa atuante e realmente exemplar para as novas gerações”. Nei Haveroth (PSL) lembra que o homenageado serviu como inspiração para outros grupos se organizarem na defesa do meio ambiente, inclusive o próprio vereador, ativista no grupo Uru.
Na tribuna, Adelar declara que “o título entregue hoje não é apenas meu. É de cada estudante do CEEP que participou das ações de conservação, de todos os integrantes das Ongs Amigos dos Rios e Uru, de toda a imprensa que multiplica as sementes que plantamos”. Valdemeri admite que a luta pelo meio ambiente é solitária e que as recompensas demoram a aparecer, mas “é feita de pequenos gestos e grandes missões”.
Assessoria de Imprensa/CMC