Foi lida na sessão desta terça-feira (21) a Indicação nº 957/2014 de autoria do vereador Jorge Menegatti (PSC), que propõe ao Executivo, por meio da Secretaria de Saúde do município, a realização de estudos De viabilidade para construção de um hospital ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para acidentados em Cascavel.
No documento, Menegatti justifica a necessidade de uma unidade de saúde específica para acidentados, tendo em vista o grande número de acidentes na cidade, principalmente no trânsito. O vereador usou a tribuna em sessão desta segunda-feira (20) para falar sobre assunto, que tem gerado preocupação. “Todos os dias a imprensa noticia acidentes de trânsito em Cascavel. As vítimas desses acidentes acabam ocupando o leito de pessoas que estão doentes, esperando por internamento. Este é o motivo do caos que é a saúde de nossa cidade, por isso precisamos pensar uma solução”.
Menegatti enviou na semana passada um ofício endereçado ao HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) solicitando informações sobre a quantidade de leitos ocupados por vítimas de acidentes. Em resposta, a direção da instituição informou que não há leitos específicos para acidentados, devido a grande demanda no atendimento, os pacientes precisam aguardar no corredor do Pronto Socorro por atendimento pelo sistema Vaga Zero até que possa ser transferido para outra unidade hospitalar.
Para o vereador, a construção de uma unidade específica para acidentados em Cascavel vai contribuir a saúde da população. “O número de acidentes de trânsito é o motivo do caos na saúde de nossa cidade”, conclui.
Denis Freitas / Assessoria do Vereador Jorge Menegatti