A 8º Promotoria de Justiça do Ministério Público enviou ao vereador Jorge Menegatti (PSC) nesta semana, ofício solicitando documentos referentes aos pontos de ônibus no município, como material fotográfico que instruiu a Indicação nº 596/2014, de autoria do parlamentar, que pede à CETTRANS - Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito a manutenção dos pontos de ônibus no município.
No documento a Promotoria informou que está em tramitação um inquérito civil que investiga a falta de acessibilidade no transporte público de Cascavel.
A Indicação de autoria de Menegatti pede à CETTRANS, que em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, crie um cronograma visando à instalação de pontos de ônibus com bancos e lixeiras e também a reforma dos pontos já instalados na cidade.
A assessoria do vereador percorreu a cidade e coletou em bairros de todas as regiões, fotografias de pontos de ônibus em péssimas condições de uso. Ao todo foram fotografados 60 pontos de espera do transporte coletivo utilizados pela população. As fotografias apresentam pontos com estrutura danificada, outros instalados próximos a terrenos baldios, cobertos por mato ou lixo e pontos sem abrigo, nos quais os usuários precisam esperar pelo veículo na chuva ou sol quente.
Em vários lugares há pontos que receberam reforma feita pela população, como instalação de bancos improvisados e concertos provisórios com materiais como arame, corda, madeira e plástico.
Um ofício foi enviado por Menegatti ao presidente da CETTRANS, Paulo Gorski com as fotografias em anexo solicitando providências. Em resposta a companhia informou ao vereador que já está realizando um cronograma para instalação de novos abrigos de pontos de ônibus e manutenção dos já instalados.
Por Denis Freitas / Assessoria do Vereador Jorge Menegatti