Acompanhada por autoridades e diversos grupos de ciclistas de Cascavel, a audiência pública realizada na última quinta-feira (07) no plenário foi considerada um sucesso pelo proponente, o vereador Rui Capelão. Com o tema “Mobilidade Urbana, Esporte e Lazer a partir do uso da Bicicleta”, o debate expôs quais são as reais dificuldade encontradas pelos usuários das bicicletas e quais os planos do Poder Público para melhorar a circulação dos ciclistas.
A audiência foi realizada em parceria com a Associação dos Ciclistas de Cascavel, representada por Valdecir da Luz Barcelos. Para o grupo, a principal preocupação é com a segurança, tendo em vista o aumento do número de acidentes envolvendo ciclistas, especialmente quando se dirigem ao trabalho e nas BRs e PRs.
Principal responsável pelos planos de mobilidade urbana, a prefeitura, representada pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo e pela Cettrans, apresentou projetos previstos para os próximos anos. Além das obras em andamento realizadas através do PDI (Plano de Desenvolvimento Urbano), o Executivo mostrou que já existem estudos para interligar a cidade implantando ciclovias e ciclofaixas nos principais trajetos utilizados pelos ciclistas.
O vereador Rui Capelão apresentou como principais encaminhamentos da audiência “a necessidade de campanhas de conscientização e educação no trânsito, focadas no respeito mútuo entre usuários e mais investimentos e estudos na área de planejamento urbano que incluam esta modalidade de transporte”. O vereador se comprometeu ainda a oficiar o Governo do Estado, através do DER, para que melhore as condições das vias e a sinalização, especialmente na rodovia que liga Cascavel a Tupãssi.
Estiveram presentes no debate representantes da Cettrans, das Secretarias de Planejamento e Urbanismo, Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara, Polícia Rodoviária Estadual, 6º Batalhão da Polícia Militar e dirigentes de equipe de ciclismo e praticantes da modalidade.
Os encaminhamentos definidos na audiência pública serão encaminhados aos órgãos responsáveis para que possam tornar-se políticas públicas voltadas para o incentivo ao uso da bicicleta, que além de trazer benefícios à saúde e qualidade de vida, é considerado internacionalmente o meio de transporte menos poluente e mais sustentável.
Assessoria de Imprensa/CMC