Notícias

Nova lei deve inibir som alto e perturbação do sossego

O problema parece simples de resolver, afinal, é só baixar o volume. No entanto, o som alto em automóveis ou residências com frequência vira, literalmente, caso de polícia. Um situação que exige uma atitude simples, leva a desentendimentos, brigas e até a mortes.

Atualmente, quando a Polícia é chamada pela primeira vez, os infratores são notificados. Caso o som alto continue e seja necessário avisar a Polícia novamente, é preciso que o denunciante represente contra o infrator. Para evitar constrangimentos e ameaças ou por medo de representar, muitas pessoas deixam de denunciar os abusos.

Para retirar esta barreira, considerada o maior empecilho a real responsabilização dos infratores, tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 105/2014, do vereador Romulo Quintino (PSL). Segundo ele, após analisar extensamente a legislação do município sobre o assunto e conversar com a população, foi possível perceber que uma mudança na maneira de notificar e punir os ‘perturbadores’ pode ser decisiva.

Se aprovada, a nova lei sujeitará as pessoas físicas e jurídicas que causarem poluição sonora às seguintes penalidades: advertência, multa, interdição temporária ou definitiva da atividade, fechamento do estabelecimento e apreensão dos instrumentos e equipamentos utilizados para produzir a poluição sonora. O valor da multa será de 500 UFMs, equivalentes a R$ 16.020. Para inibir o comportamento abusivo dos barulhentos, além do alto valor da multa, caso não seja feito o pagamento da multa, o contribuinte será incluído na dívida ativa do município.

Romulo Quintino explica que "atuarão de modo conjunto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans)". O horário permitido para emissão de sons é das 5h até às 22h.

Para efeitos da lei é considerado distúrbio por ruído ou distúrbio sonoro qualquer som que ponha em perigo ou prejudique saúde de seres humanos ou animais, cause danos de qualquer natureza à propriedade privada ou pública ou possa ser considerado incômodo ou ultrapasse os níveis máximos fixados em lei.

A proposta inclui ainda diretrizes, critérios, controle, penalidades e limites na emissão de sons e ruídos para propaganda por meio de alto-falantes, amplificadores de som, bares, casas de shows, fábricas, oficinas e outros estabelecimentos.
Para manter o bom senso, é possível usar um teste simples. Se você precisa aumentar o volume da voz para manter uma conversa, é sinal de que o som está muito alto. Além do incômodo para quem precisa descansar, o volume exagerado causa irritação, dor de cabeça e danos no aparelho auditivo.

Durante o expediente normal da prefeitura, as pessoas que quiserem denunciar o som alto, tanto residencial quanto automotivo, podem ligar no telefone 156. Durante a noite e nos finais de semana a ligação deve ser feita para a Polícia Militar pelo 190.

Assessoria de Imprensa/CMC