​​O trabalho de oito mulheres que orgulham Cascavel

Diferentes histórias e trajetórias que têm em comum o trabalho pela comunidade e a seriedade do compromisso com seus trabalhos e projetos. Nesta terça-feira (07) a Câmara de Cascavel homenageou oito mulheres que vivem e trabalham em Cascavel e que foram indicadas pelos vereadores e vereadoras na semana da mulher.

Valdelice Pereira da Silva trabalha há 34 anos como auxiliar de enfermagem na pediatria do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. De 2013 a 2017 trabalhou no Hemocentro. Durante mais de três décadas na enfermagem, Val dedicou-se incansavelmente aos cuidados das crianças e suas famílias e marcou a vida de muita gente que recebeu sua ajuda e seus cuidados em momentos críticos de doença e sofrimento. Val foi indicada para a homenagem pelo vereador Policial Madril (PSC).

A Irmã Agueda de Deus Espírito Santo coordena a Fraternitas Nossa Senhora Auxiliadora, uma das casas da Fraternidade O Caminho.  Em Cascavel, a Fraternitas Nossa Senhora Auxiliadora, formada por religiosas, sacerdotes, jovens e leigos, tem por missão acolher mulheres em situação de dependência química, oferecendo uma nova chance com a possibilidade de tratamento. As irmãs que atuam nesta obra dedicam a sua vida ao serviço ao próximo, especialmente daqueles com mais dificuldade. Na fraternidade, as vocacionadas vivem da providência divina e da produção de venda de suculentas que ajuda a manter os serviços de terapia das filhas acolhidas. Irmã Agueda foi indicada pela vereadora Beth Leal (Republicanos).

Neide dos Santos Defendi atua na proteção, defesa dos direitos e bem-estar dos animais. Nascida em Campo Mourão, mas residente em Cascavel desde o final dos anos noventa, é uma das principais protetoras independentes de animais em nossa cidade. Historicamente, auxiliou na organização de feiras de adoção e eventos que buscam angariar fundos para entidades ou protetores independentes que lutam pela proteção e defesa dos direitos dos animais em Cascavel. O vereador Serginho Ribeiro (PDT) indicou Neide para a homenagem de hoje.

Silmara Santos Mariano é servidora estadual há mais de 20 anos, lotada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP. A maior parte da sua jornada profissional foi dedicada ao trabalho na Unidade de Terapia Intensiva - UTI Adulto. Quando as primeiras notícias de que o mundo estava vivendo uma epidemia desconhecida e avassaladora chegaram, Silmara se voluntariou e esteve presente na admissão do primeiro paciente diagnosticado com a COVID-19 que deu entrada no HUOP. No ano de 2021 o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná – COREN/PR, realizou a entrega do Prêmio Protagonista 2021, que premiou profissionais de todo o Estado do Paraná. Silmara ficou entre os sessenta enfermeiros e técnicos de enfermagem que receberam a honraria. Ela foi indicada pelo vereador Edson Souza (MDB).

Diana Guedes do Carmo há mais de quatro anos atua como voluntária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Cursou Pedagogia e fez especialização em Educação Especial, Filosofia e Sociologia e sempre se identificou com a luta e o acolhimento das pessoas com deficiência e seus familiares. Para ela, é essencial que estas pessoas possam se olhar e reconhecer a força e o valor que possuem, mesmo que a sociedade não enxergue. Além deste trabalho, Diana ajuda as famílias em situação de vulnerabilidade social, muitas vezes, com a ajuda de amigos e da comunidade. O vereador Mazutti (PSC) foi quem propôs o requerimento que homenageia Diana.

Neide Ferreira há cinco anos, por iniciativa própria, começou a organizar uma festa do dia das crianças no Jardim Melissa e tornou a data uma tradição. Apesar de não possuir muitos recursos financeiros, ela tem dedicado sua vida a fazer o bem aos outros, especialmente às crianças, pois muitas delas não têm condições de celebrar o dia das crianças de outra forma. A atitude de Dona Neide tem inspirado outras pessoas a se unirem e ajudarem como podem, criando assim, um senso de solidariedade e coletividade que é essencial para a cidade.

Patrícia Schroeder Takaqui é advogada, professora e coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário FAG. Patrícia atua há dezesseis anos no Núcleo onde são realizadas orientações jurídicas, mediação, conciliação e assistência judiciária gratuita, e, portanto, acesso à justiça para àqueles que não possuem condições financeiras de arcar com um advogado particular. Esses serviços são fundamentais para garantir o acesso à justiça e à proteção dos direitos de toda a população. Patrícia não apenas ensina, mas também inspira seus alunos e a comunidade com sua paixão pelo Direito e sua busca pela justiça.

Márcia Fenille organiza mensalmente um bazar solidário em sua casa, através do qual inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social são atendidas com doações. No bazar são ofertados roupas e agasalhos em bom estado de conservação, que podem fazer toda a diferença para quem não tem recursos e garantir a dignidade e o conforto das famílias. Márcia, Patrícia e Neide foram indicadas pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC).