Notícias

Ocupação do CEEP é aberta para debate sobre PEC 241 e MP 747

O vereador Paulo Porto (PCdoB) e o vereador Professor Paulo (PT) participaram da assembleia unificada que os estudantes secundaristas que ocupam o CEEP Pedro Boaretto Neto, um dos maiores colégios de Cascavel, organizaram na manhã desta sexta-feira (21/10). Juntamente com representantes de outras ocupações, proporcioram um debate aberto com a presença da comunidade escolar, pais, professores, vereadores e representantes da APP-Sindicato.

O objetivo foi esclarecer dúvidas da comunidade sobre a ocupação no CEEP iniciada no dia 11 de outubro e contou com esclarecimentos sobre a MP (Medida Provisória) 747 de reforma do ensino médio e sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que pretende congelar investimentos em áreas sociais para os próximos 20 anos.

"Abrimos a escola à comunidade, chamamos os vereadores, mas somente dois atenderam o convite. Resolvemos também chamar estudantes de outras ocupações para mostrar que estamos unidos. Que não estamos lutando somente pelos nossos direitos, mas de toda a comunidade que precisa de educação pública", explicou estudante Maycon Gusttavo, do Grêmio Estudantil do CEEP.
Os secundaristas destacam que apesar de algumas dificuldades na ocupação, como em relação a alimentação e algumas críticas daqueles que desconhecem os motivos do movimento, permanecerão acampados por tempo indeterminado. "Estamos aprendendo a cada dia com essa ocupação, estamos colocando em prática o que lemos nos livros sobre cidadania", destacou a jovem Gabrielle, também do Grêmio Estudantil.

O professor Paulo Porto (PCdoB) destacou a iniciativa dos estudantes do CEEP em fazer um diálogo aberto e democrático com a comunidade escolar. "Independente do resultado dessas ocupações, se sairão vitoriosos ou não, os estudantes secundaristas do Paraná estão protagonizando um momento histórico para o país. Vocês estão sendo a vanguarda da luta progressista neste momento duro de golpe. Vocês estão dando uma aula de cidadania para todos nós".

Professor da Unioeste, Porto também se manifestou sobre as informações relativas a suspensão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). “Essas ocupações poderão salvar o ENEM para os próximos anos, pois estão lutando contra todo o atraso representado hoje no MEC [Ministério da Educação] na figura do Mendonça Filho. A salvação do ENEM, da educação pública, passa por essas ocupações”, destacou.

Além dos dois legisladores, o vereador Jaime Vassata (PTN) também enviou uma representante. O evento contou ainda com a presença do professor Fabiano Lombardi, representando a APP-Sindicato, do professor Jefferson Kaibers, representando a equipe de professores do CEEP, e uma palestra com a doutora Simone Sandri, professora da Unioeste e pesquisadora da MP 746.

Assessoria de Imprensa/Paulo Porto