Notícias

Parlamentares elegem nova Mesa Diretora para 2017

Os vereadores da 16ª Legislatura, empossados neste domingo (1/1), elegeram os membros para compor a Mesa Diretora de 2017. Com 13 votos favoráveis, o vereador Gugu Bueno (PR) foi eleito presidente da Câmara Municipal.

Presidente – Gugu Bueno tem 33 anos, é advogado, casado e tem dois filhos. No governo de Roberto Requião foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Esportes. Este é seu segundo mandato como vereador e nos últimos dois anos foi presidente da Câmara de Cascavel. Foi o 5º mais votado nas eleições de 2016, fazendo 2.657 votos. É filiado ao PR.

Vice-presidente – Romulo Quintino, do PSL, tem 39 anos, é pastor da Assembleia de Deus. É casado e pai de dois filhos. Romulo está em seu segundo mandato e atuou como 1º secretário da Mesa na gestão anterior. Foi o vereador mais votado nas eleições de outubro, com 3.397 votos.

2º vice-presidente – Celso Dal Molin tem 53 anos, é pastor da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular, é casado e tem duas filhas. Durante a gestão de Lísias Tomé, ocupou a função de diretor da Secretaria de Ação Comunitária e presidente do Conselho Municipal Antidrogas. Este é o segundo mandato na Câmara, tendo assumido em 2014 a função de vereador como suplente. Nas últimas eleições foi o sétimo mais votado, fazendo 2.134 votos. É filiado ao PR.

1º secretário – Olavo Santos, do PHS, tem 48 anos, é casado e pai de um filho. Mora há 20 anos em Cascavel e trabalha como corretor de imóveis. Representante da Renovação Carismática Católica, foi o 19º mais votado nas últimas eleições, com 1.082 votos.

2º secretário – Pedro Sampaio, do PSDB, tem 36 anos, é formado em Direito e pós-graduado em Política. É casado e tem uma filha. Foi coordenador do Procon na gestão de Edgar Bueno. Pedro foi o segundo mais votado nas últimas eleições, com 3.159 votos.

Trabalho da Mesa Diretora

Os integrantes da mesa são responsáveis por gerir os trabalhos legislativos e administrativos por dois anos, quando é realizada uma nova eleição. Dentre as funções da Mesa previstas pelo Regimento Interno, estão:

- Encaminhar, até 31 de agosto de cada ano, a proposta orçamentária da Câmara, a ser inclusa na proposta orçamentária do Município;
- Propor ao Plenário a criação ou a extinção de cargos da Secretaria da Câmara e fixação dos respectivos vencimentos;
- Propor Projetos de Resolução ou de Lei, dispondo sobre abertura de créditos suplementares, desde que os recursos respectivos provenham da anulação parcial ou total de dotações orçamentárias da Câmara;
- Devolver à tesouraria da Prefeitura, ao final do exercício, o saldo de caixa existente na Câmara;
- Orientar os serviços da Secretaria da Câmara e elaborar o seu Regimento Interno;
- Proceder à redação final das resoluções, modificando o Regimento Interno ou tratando de economia interna da Câmara.

Assessoria de Imprensa/CMC