Parlamentares vão a Curitiba conhecer iniciativas de combate à violência contra a mulher

As vereadoras Professora Liliam (PT) e Beth Leal (Republicanos), e o vereador Professor Santello (PTB) estiveram em Curitiba nesta quarta-feira (20), representando a Câmara de Cascavel na Casa da Mulher Brasileira, Procuradoria da Mulher da Câmara de Curitiba e na Assembleia Legislativa do Paraná.

Casa da Mulher Brasileira

A primeira agenda, na Casa da Mulher Brasileira (CMB), teve por objetivo debater as políticas que atendem às mulheres em situação de violência em Curitiba. Recebidos pela coordenadora, Sandra Praddo, pela Secretária de Mulheres Republicanas do Paraná, Marcilene Paes e pela vereadora Carol Dartora (PT), conheceram a estrutura com 4 mil metros quadrados, que possui a Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, Patrulha Maria da Penha, serviço de atendimento psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem e uma central de transportes, para facilitar o encaminhamento das mulheres na busca por serviços externos.

A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento de alta complexidade, criado para oferecer um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. É um serviço que revoluciona o modelo de enfrentamento à violência de gênero, pois integra, amplia e articula todos os serviços do governo oferecidos às mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente, estão em funcionamento as Casas da Mulher Brasileira de Campo Grande (MS), São Luís (MA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR).

Procuradoria da Mulher na Câmara de Curitiba

Na segunda agenda estiveram na Câmara de Curitiba, onde conheceram a Procuradoria da Mulher, órgão criado em 2019, a partir de um movimento de casas legislativas por todo o país, que instala procuradorias semelhantes, na busca da defesa dos direitos das mulheres. As integrantes, Noemia Rocha (MDB) e Carol Dartora (PT) apresentaram as atribuições da Procuradoria, entre elas: receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar as políticas públicas e os programas municipais para a igualdade entre homens e mulheres e promover campanhas educativas e antidiscriminatórias.

Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná foi local de encontro da última agenda do dia. Na oportunidade, as vereadoras e o vereador foram recebidos pela advogada Alessandra Abraão para conhecerem a Procuradoria Especial da Mulher na Alep. O órgão trabalha na fiscalização e estruturação da rede de proteção à mulher em todo o estado do Paraná, e está aberto para receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher, promovendo os encaminhamentos necessários.

Importância das visitas

"As visitas de hoje foram muito importantes, pois vão nos ajudar no trabalho de implementação dessas estruturas de atendimento à mulher em Cascavel. Nosso objetivo é fortalecer a rede de atendimento ao público feminino em vulnerabilidade, que já existe no município sob a coordenação do Secretário Hudson e do prefeito Paranhos", explicou Beth Leal.

A vereadora Professora Liliam destaca a importância da estrutura: “É impactante ver a possibilidade de articulação dessa rede necessária para enfrentarmos a violência doméstica. Cascavel tem meio caminho andado, por isso acho que estamos perto de poder implementar uma Casa da Mulher Brasileira em nosso município. Atualmente, esses espaços estão dispersos e isso faz com que a mulher acabe desistindo no meio do caminho. Muitas vezes, retornando ao ciclo de violência aonde estava”, afirma.

Para o Professor Santello, "foi muito importante nossa visita ao conhecer como funciona o trabalho aqui em Curitiba vamos poder levar mais subsídios ao prefeito Paranhos para tornar o trabalho de proteção à mulher mais eficiente em Cascavel e também nas outras cidades da região”.