Pedro Sampaio entrega Moção de Aplauso às equipes do CAP e CAS

O vereador Pedro Sampaio (PSC) foi pessoalmente entregar a Moção de Aplauso de sua autoria às equipes do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida (CAP) e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) na manhã desta sexta-feira (03). Ele esteve lá acompanhado da secretária municipal de Educação, Márcia Baldini.

Segundo o texto da moção, a homenagem é o reconhecimento “pela dedicação e excelente trabalho realizado” pelas duas unidades voltadas à educação especial. Pedro Sampaio fez a entrega da placa com a moção às coordenadoras Rosiene Soares (CAP) e Simone Spinelli (CAS) e às servidoras Eliane, Lyziane, Sorlei, Verônica, Josiane e Luiz. Pela Secretaria de Educação, além da secretária também estiveram lá a coordenadora Luciana (Educação Especial) e o assessor Dejair.

As coordenadoras Rosiene e Simone deram um depoimento sobre a homenagem. “Em nome da equipe do CAP e do CAS agradecemos pela atenção, respeito e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido neste espaço educacional. Destacamos que em dezesseis anos de existência desses centros é a primeira vez que um representante do legislativo mostrou interesse pela causa das pessoas com deficiência visual e auditiva”, disseram elas.

Histórico

O CAS foi criado em 30 de abril de 2008 com os seguintes objetivos: promover cursos de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; promover cursos de língua portuguesa para surdos com metodologia de ensino de segunda língua; garantir para os professores uma formação especifica; promover cursos de Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa; promover educação continuada de profissionais da educação. O CAP, por sua vez, foi criado em 7 de novembro de 2005 com os seguintes objetivos: oferecer, produzir e adquirir os recursos técnicos eletrônicos, materiais adaptados, didáticos-pedagógicos e humano necessários ao processo de aprendizagem; prestar atendimento às pessoas cegas ou visão reduzida que necessitarem dos seus serviços, independente do vínculo escolar; desenvolver atividades pertinentes com familiares e a comunidade em geral; planejar e executar a política de formação continuada aos professores da rede municipal, na área da deficiência visual.

O Atendimento Educacional Especializado do CAS e do CAP incluem um total de 21 crianças em contra turno ao ensino regular, além de produzirem e adaptarem os materiais para subsidiar o trabalho com alunos surdos e cegos na Rede Municipal de Ensino. Todos os materiais utilizados com esses alunos são produzidos e adaptados por essas professoras, com o material do currículo escolar da Secretaria Municipal de Educação para os alunos que não frequentam o CAP e CAS.

Além de todas as atividades realizadas no âmbito escolar, as professoras muitas vezes são convidadas a participarem de eventos no qual se faz necessário o intérprete de Libras, e realizam esse trabalho de forma voluntária.