Pedro Sampaio sugere cursos para servidores agirem em emergências nas escolas

Duas indicações do vereador Pedro Sampaio (PSC), lidas na sessão de terça-feira (18), sugerem às secretarias de Educação (Semed) e de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sespro) que elaborem capacitações para servidores saberem como lidar com emergências decorrentes de ataques a escolas públicas.

As palestras e cursos teriam como objetivo preparar Guardas Municipais e Patrimoniais para agirem em caso de ataques violentos, assim como dar condições técnicas para que servidores possam oferecer socorro pré-hospitalar a vítimas com hemorragias por acidentes ou armas de fogo ou brancas, o chamado Atendimento de Primeira Hora (APH). Essas medidas, segundo o vereador, podem dificultar o sucesso dos ataques e reduzir os danos às vítimas.

“Infelizmente, as medidas de prevenção não podem evitar completamente que pessoas deflagrem atos de violência, mas podem praticamente zerar a ocorrência nos locais que as adorarem ou, pelo menos, mitigar eventuais resultados”, afirmou Pedro Sampaio. As indicações são as de nº 506/2023 e 507/2023.