Período de Joceh na Câmara termina com projeto de lei e requerimentos aprovados

O Projeto de Lei nº 139/2021, de autoria do vereador Joceh da Auto Escola (MDB), que homenageia o notório cidadão do bairro Brasília Marcelo Wanderlei Luzzi, foi aprovado na terça-feira (9) pela totalidade dos votos dos vereadores. Além desse, que foi seu primeiro projeto de lei a passar em Plenário, ele conseguiu os votos favoráveis para mais dois requerimentos e duas indicações no decorrer da última semana.

Após a aprovação do projeto, finalmente a comunidade do bairro Brasília pode comemorar a homenagem para um de seus moradores mais queridos, que infelizmente veio a falecer de maneira precoce em 2021. A Academia da Terceira Idade localizada no cruzamento entre as ruas Teixeirinha e Vinícius de Moraes receberá o nome de Marcelo Wanderlei Luzzi, dono de um supermercado da região, que garantiu por muito tempo que os moradores mais carentes da comunidade pudessem adquirir a comida que seria servida dentro das casas. O vereador Joceh comentou a importância da homenagem aprovada. “Marcelo foi um líder nato dentro da comunidade, uma pessoa que queria o bem de todos. O sonho dele era ver a comunidade do bairro Brasília prosperar. Ele merece essa homenagem”, disse durante a sessão.

Atenção com a Saúde do Município

Além desse projeto, Joceh da Auto Escola apresentou outras matérias que beneficiam diversos setores da sociedade. Pensando naqueles que necessitam utilizar os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) durante a madrugada, o vereador indicou ao Poder Público Municipal a criação de uma linha de transporte gratuito para essas pessoas, já que precisam retornar para as próprias residências após o término do horário de funcionamento do transporte coletivo. “Torna-se conveniente a implementação de um sistema de transporte a ser oferecido aos usuários do sistema público de saúde, para que possam voltar para suas residências com segurança e conforto, mesmo em horários que excedam a abrangência do transporte público”, enfatizou o vereador.

Ainda com o desejo de incrementar o atendimento em saúde no município, Joceh indicou a criação de um Centro de Psiquiatria, que seria responsável pelo atendimento público nessa especialidade, visto que, durante a pandemia, a necessidade por atendimentos psiquiátricos cresceu cerca de 50% no Brasil.

Benefícios aos condutores

Aliando a atuação profissional com o desejo de beneficiar a população, o legislador enviou um requerimento ao Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), solicitando a isenção do Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) sobre os veículos adquiridos pelos centros de formação de condutores, a fim de diminuir o valor para a população que necessita realizar o curso de formação. “Devido a encargos e taxas, o valor para o consumidor final se torna consideravelmente alto. Com a isenção deste imposto é possível diminuir os custos para manutenção de um Centro de Formação de Condutores, acarretando, por consequência, na diminuição no valor total para o consumidor”, justificou.

Com foco na criação de benefícios aos condutores, o vereador ainda requereu ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) a alteração da resolução que obriga os motoristas profissionais a realizarem o exame toxicológico no ato de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quando o mesmo tiver sido realizado há menos de dois anos e meio, prazo estabelecido por lei. “A realização desse tipo de exame contém custos. Dito isso, a repetição desnecessária do exame, visto que o anterior foi realizado dentro do prazo legal, gera uma situação desfavorável para o trabalhador”, comentou o vereador.

Assessoria do Vereador Joceh da Auto Escola/CMC