Um dos principais resultados do encontro que discute os direitos da criança e do adolescente em Cascavel é a formulação de um Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com o vereador Vanderlei da Silva, as determinações deste Plano serão encaminhadas à Câmara após serem aprovadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A 3ª Semaneca (Semana Municipal do Estatuto da Criança e do Adolescente) que está acontecendo desde o dia 21 até a próxima sexta-feira, 25, discute ações e atividades relacionadas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Cerca de 600 pessoas participaram do encontro, que reúne tanto profissionais da área de assistência social quanto da educação, da saúde e o direito. Para Vanderlei, que é conselheiro tutelar, “as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente a partir de hoje serão pensadas em longo prazo, com um plano que atenda as demandas de todas as regiões do município, tanto na zona urbana quanto rural”.
A construção do Plano Decenal incluirá várias etapas, todas com ampla participação popular. Primeiramente será feito um trabalho de sensibilização e mobilização social, em seguida a identificação de problemas e soluções, sistematização de dados, análise setorial, consolidação, aprovação e divulgação. “Cabe a toda a sociedade acompanhar a implementação e execução deste plano, que deve ter prioridade absoluta no orçamento do município, assim como todas as ações envolvendo a proteção da criança e do adolescente”, afirma Vanderlei.
Amanhã, 25, o vereador participa da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência, que segundo ele, é um marco histórico para Cascavel.
Assessoria de Imprensa/CMC