Notícias

Policiais da Rotam que salvaram vítima de esfaqueamento recebem Voto de Louvor

Logo antes de iniciar a sessão ordinária desta segunda-feira (03), a Câmara Municipal fez uma cerimônia para entregar o Voto de Louvor e Congratulação a três policiais da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) por terem salvado a vida de uma vítima de esfaqueamento e detido o agressor. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (PTB) no Requerimento nº 73/2023, aprovado na última semana de março.

O cabo André Schmitz e os soldados Leonardo Henrique Catanio e Daniel Techio estavam em patrulhamento na região central quando viram um homem indo em direção ao outro para agredi-lo, na calçada. Ao intervirem, viram que o agressor estava com um canivete e já havia atingido o outro.

Os policiais conseguiram, ao mesmo tempo, conter o suspeito e prestar o primeiro socorro à vítima, um morador de rua, que apresentava intenso sangramento. Após deitarem o homem ferido, os agentes realizaram manobras para estancar o sangue no tórax e no pescoço, até que uma equipe do Siate chegou e deu continuidade ao atendimento.

Enquanto a equipe da Rotam levou o suspeito para ser indiciado por homicídio qualificado, a vítima foi levada entubada ao HU em estado gravíssimo, depois de passar por uma reanimação cardiorrespiratória. Posteriormente, os policiais souberam que o morador de rua havia sobrevivido graças à sua ação rápida e eficaz.

Ao falar em nome do comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, o subcomandante major Tatibana elogiou o seus comandados e anunciou que a PM pretende adquirir kits especializados para primeiro atendimento de feridos, para equipar todas as viaturas. Além disso, todos os policiais deverão ser treinados para dar esse tipo de socorro.

Assessoria de Imprensa/CMC