Policiais da Rotam que salvaram vítima de esfaqueamento recebem Voto de Louvor

Logo antes de iniciar a sessão ordinária desta segunda-feira (03), a Câmara Municipal fez uma cerimônia para entregar o Voto de Louvor e Congratulação a três policiais da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) por terem salvado a vida de uma vítima de esfaqueamento e detido o agressor. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (PTB) no Requerimento nº 73/2023, aprovado na última semana de março.

O cabo André Schmitz e os soldados Leonardo Henrique Catanio e Daniel Techio estavam em patrulhamento na região central quando viram um homem indo em direção ao outro para agredi-lo, na calçada. Ao intervirem, viram que o agressor estava com um canivete e já havia atingido o outro.

Os policiais conseguiram, ao mesmo tempo, conter o suspeito e prestar o primeiro socorro à vítima, um morador de rua, que apresentava intenso sangramento. Após deitarem o homem ferido, os agentes realizaram manobras para estancar o sangue no tórax e no pescoço, até que uma equipe do Siate chegou e deu continuidade ao atendimento.

Enquanto a equipe da Rotam levou o suspeito para ser indiciado por homicídio qualificado, a vítima foi levada entubada ao HU em estado gravíssimo, depois de passar por uma reanimação cardiorrespiratória. Posteriormente, os policiais souberam que o morador de rua havia sobrevivido graças à sua ação rápida e eficaz.

Ao falar em nome do comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, o subcomandante major Tatibana elogiou o seus comandados e anunciou que a PM pretende adquirir kits especializados para primeiro atendimento de feridos, para equipar todas as viaturas. Além disso, todos os policiais deverão ser treinados para dar esse tipo de socorro.