A informação de que a Prefeitura de Cascavel usou o serviço de uma empresa para enviar mensagens por aplicativos de mídias digitais para cerca de 75 mil cascavelenses, fez com que o vereador Paulo Porto (PT) apresentasse um requerimento solicitando informações ao secretário de Comunicação Jeferson Lobo.
Porto pede que a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) esclareça pontos que deixam dúvidas em relação à transparência no uso de verba pública para publicidade. A Secretaria deve informar sobre os serviços contratados de envio de mensagens por WhatsApp e Messenger. O vereador quer saber qual a metodologia usada na seleção das pessoas a quem as mensagens foram enviadas, se foram indicadas pela Prefeitura ou pela empresa contratada e se as mensagens chegaram aos destinatários. O secretário deve explicar quais foram as campanhas e os conteúdos das mensagens, além de justificar o uso desse formato de comunicação.
O requerimento cobra da Secom que informe todas as publicações impulsionadas no Facebook desde 1º de janeiro de 2017, além de cópia da nota fiscal da agência e do Facebook com a mídia impulsionada, qual o público-alvo, total de pessoas atingidas, total de visualizações e demais dados.
A licitação 15/2014, que contratou a empresa e ainda está ativa recebendo aditivos desde 2016, também é questionada pelo vereador. “Já poderia ter ocorrido uma nova licitação, para comparação de preços, serviços e qualidade técnica das empresas”, defende.
Para Paulo Porto, é necessária transparência em relação aos conteúdos e às formas no uso do dinheiro público para a publicidade. “O serviço contratado pela Prefeitura não informa para quem as mensagens foram enviadas, nem o seu conteúdo e muito menos seu resultado”, completa.
Assessoria do Vereador Paulo Porto/CMC