A primeira sessão do ano e também do mandato 2017-2020 aconteceu nesta segunda-feira (06) e contou com a participação do prefeito municipal, Leonaldo Paranhos (PSC) e também do deputado federal Nelson Padovani (PSDB).
Após abrir oficialmente os trabalhos, o presidente da Câmara, Gugu Bueno (PR), passou a palavra ao prefeito, que solicitou “ajuda da Casa para que todos os projetos prioritários para Cascavel sejam efetivamente debatidos. Queremos um diálogo aberto com respeito à base, à oposição e a todos os segmentos sociais da nossa cidade”, afirmou.
Após a leitura de todos os projetos protocolados durante o recesso legislativo –de 23 de dezembro a 1º de fevereiro – foram publicizadas a formação das 10 comissões que a Câmara possui.
As comissões são órgãos integrados pelos vereadores, com composição partidária proporcional à da Câmara e com caráter técnico, legislativo e especializado. Dentre suas principais funções estão a deliberação sobre as proposições dentro de suas áreas temáticas, a fiscalização dos atos do Poder Executivo, a realização de audiências públicas e convocação de autoridades para prestar esclarecimentos públicos.
Cada uma delas é composta por três vereadores, sendo um presidente, um secretário e um membro. São elas: Comissão de Justiça e Redação; Comissão de Economia, Finanças e Orçamento; Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo; Comissão de Saúde e Assistência Social; Comissão de Agricultura e Defesa do Meio Ambiente; Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais; Comissão de Educação, Cultura e Desporto; Comissão de Trabalho e Legislação Social; Comissão de Turismo e Assuntos Internacionais e a Comissão de Segurança Pública e Trânsito.
Já a decisão de quem ocupa cada função nas comissões eleitas será tomada ainda hoje em reuniões fechadas, com envio ao presidente de um documento oficializando as composições.
Assessoria de Imprensa/CMC