​​Professor Santello solicita construção de UPA Geriátrica em Cascavel

O vereador professor Santello (PTB) encaminhou solicitação ao Instituto de Planejamento de Cascavel - IPC, pedindo ao órgão que realize estudos técnicos para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Geriátrica – UPA Geriátrica em Cascavel.

A indicação tem por objetivo atender as reivindicações dos moradores da cidade, visando oferecer aos idosos um ambiente de qualidade, com excelente infraestrutura e funcionários qualificados, oferecendo melhor qualidade de vida à população de terceira idade. “Temos que unir forças para que isso aconteça. Na semana passada, por exemplo, estivemos com o deputado federal Nelsinho Padovani, que sinalizou a possibilidade de encaminhar uma emenda parlamentar para a construção desse local que beneficiará muitos cascavelenses. Estamos confiantes”, ressaltou o vereador.

Atualmente a população nessa faixa etária no Brasil está aumentado e em nossa cidade não é diferente. Informações do censo do IBGE de 2020, mostram que a população com faixa etária entre 60 e 69 anos é de 25.563 pessoas e que na faixa etária de 70 anos e mais é de 14.772, totalizando 40.285 habitantes.

Com esse aumento da longevidade da população, o poder público precisa se preparar para suprir essa demanda, com lugares confortáveis, confiáveis e acessíveis para esse atendimento, além de recursos financeiros para investimentos em medicamentos, tecnologia e profissionais qualificados.

Para o legislador, “são necessários mais programas e iniciativas para que o idoso tenha plenas condições de se manter de forma independente, na sociedade, respeitando suas necessidades e deficiências, de modo que ele continue contribuindo com a sua larga experiencia de vida e conhecimentos”.