Professora Liliam celebra legado de Paulo Freire: "Esperançar em tempos de barbárie"

Os 100 anos do educador Paulo Freire (1921-1997), foi celebrado nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Cascavel, em pronunciamento da vereadora Professora Liliam (PT). A parlamentar afirma que, apesar de rejeitado pelo atual governo, Freire está entre os autores mais citados em trabalhos acadêmicos em todo o mundo: é estudado em universidades do exterior, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo, uma grande referência na área das humanidades.

Professora Liliam destacou que "O motivo por que recebe tanto reconhecimento, é o mesmo pelo qual recebe tanto ataque, por parte do governo Bolsonaro, que deixou de demonstrar internacionalmente o reconhecimento dos brasileiros ao seu legado". A vereadora discorreu sobre a proposta pedagógica de Freire, que faz um contraponto à pedagogia tradicional e hierárquica, pautando uma educação que liberta e humaniza, onde pessoas aprendem e ensinam juntos, em um processo que permite, para além de acessar o código da língua escrita, que se acesse a condição de autonomia, portanto, a educação crítica.

"A partir da pedagogia de Paulo Freire, cada cidadã e cidadão pode ter condições de destrinchar as armadilhas ideológicas que os levam à submissão e exploração, de forma consciente e desalienada. Hoje, a alienação permite que um governo seja eleito com base em Fake News e corrupção", exclamou Liliam.

A parlamentar é categórica ao afirmar que: "Manter o povo na escuridão do analfabetismo é o mais eficiente caminho da dominação e da exploração. Por isso, homenageamos a integridade, a genialidade, o compromisso político e todo o legado de Paulo Freire, como um brasileiro que orgulha a todas as pessoas que esperançam com um país livre, que tome partido do povo trabalhador, sofrido e, especialmente analfabeto", finalizou.

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC