Notícias

Representante de Cascavel em concurso nacional de oratória discursa na Câmara

A estudante Daiana Hotz, do Colégio Estadual de São João, localizado no interior de Cascavel, discursou na Câmara nesta terça-feira (07) antes do início da sessão. Daiana foi a ganhadora do concurso estadual Oratória nas Escolas, promovido pela JCI (Junior Chamber International) e realizado no último mês em Cascavel.

Na próxima etapa do concurso Daiana representará o Oeste e também todo o Paraná na fase nacional que acontecerá em Xanxerê/SC ainda em outubro.

O tema escolhido para que os estudantes propusessem dissertações foi “Como eu combato a corrupção?”. Em seu texto, Daiana explorou a relação entre o contexto cultural de um país e a corrupção como um problema inerente a esta construção social. Ela comparou ainda o Brasil a outros países, como a Suécia, por exemplo, nos quais os índices de corrupção são baixíssimos. Em geral, estes números estão relacionados a uma tradição de transparência nos gastos públicos, educação de alta qualidade e punições severas aos agentes públicos ou privados que cometem crimes contra o interesse da coletividade.

Oratória das Escolas

O projeto “Oratória nas Escolas” desenvolvido pela JCI Brasil em todas as cidades onde está inserida consiste no estímulo ao estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, segurança, entre outros.

Através da capacitação oferecida pelos instrutores locais, estudo do tema e conscientização de sua importância, o jovem elabora um discurso encorajador capaz de multiplicar suas idéias e mobilizar o ambiente onde está inserido. O concurso acontece em quatro etapas: municipal, regional, estadual e nacional.

Assessoria de Imprensa/CMC