Foram aprovados na sessão desta terça-feira (06), seis requerimentos protocolados pelo vereador Pedro Martendal (PV) solicitando aos deputados federais Alfredo Kaefer, Nelson Padovani, Leandra Dal Ponte, Hermes Parcianello, Evandro Roman e Fernando Giacobo que façam esforsços para incluir na Lei Orçamentária Anual, emenda parlamentar destinada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel – APAE. As emendas parlamentares possibilitam aos deputados acrescentarem novas programações no orçamento com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.
O vereador salienta que a APAE necessita de uma nova sede para a instituição que atende hoje aproximadamente 500 alunos. “Os projetos já estão em fase conclusiva, aguardando apenas a viabilização de verbas para início das obras do prédio que deve ter cerca de 2.500 m2 de área construída, com custo aproximado de R$ 6 milhões”, explica Martendal
A APAE é uma entidade sem fins lucrativos, mantida em grande parte com valores arrecadados junto à comunidade, “e realiza um atendimento importantíssimo que em princípio, deveria ser ofertado pelo poder público, dessa forma a parceria com o Governo Federal é fundamental”.
Em Cascavel, a APAE teve sua origem em 17 de Abril de 1971, tendo como mantenedora a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Cascavel, por iniciativa de um grupo de rotaryanas, pais, mestres e amigos, com o objetivo de atender pessoas com deficiência, alunos deficientes mentais nos diversos níveis e com outras deficiências associadas. Através da Lei n° 841, de 1971, a entidade foi declarada de utilidade pública municipal. Já em âmbito Estadual, foi reconhecida de utilidade pública perante a Lei 6.664 de 1975.
A APAE de Cascavel conta hoje com inúmeros atendimentos. Na área de Assistência Social, destaca-se o atendimento às famílias dos alunos, realizando um estudo socioassistencial para inserção em programas sociais e programas de inclusão no mercado de trabalho e, ao final realiza a avaliação do aluno para inserção nos demais atendimentos. Na área pedagógica atende as etapas infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Já na área da saúde disponibiliza atendimentos de fisioterapia com terapia intensiva, fisioterapia solo, fisioterapia na modalidade hidroterapia, fisioterapia na modalidade equoterapia, fonoaudiologia, terapia intensiva método pediasuit, terapia ocupacional, psicólogo, nutrição, odontologia, ortopedista, neurologista e pediatra.
Assessoria de Imprensa/CMC