​Rodrigo Nicácio recebe Título de Cidadão Honorário de Cascavel

A Câmara de Cascavel realizou nesta terça-feira (21) a solenidade de entrega do título de cidadão honorário ao Dr. Rodrigo Nicácio, diretor técnico do SAMU Regional do Oeste do Paraná. A proposição foi assinada pela totalidade dos vereadores e vereadoras.

“A população de Cascavel conhece o doutor Rodrigo Nicácio porque ele sempre trabalhou sem cessar, muito além da sua jornada de trabalho, tanto no atendimento de saúde quanto na conscientização da comunidade através da imprensa”, afirmou o presidente da Casa, Alécio Espínola.

O homenageado agradeceu o espaço dado pela Câmara para que ele pudesse receber a honraria antes de mudar de Cascavel. “Quando cheguei aqui, em 2013, totalmente desconhecido, recebi o apoio necessário da prefeitura de Cascavel e da 10º Regional de Saúde para fazer o desenho técnico do SAMU, que precisava ser implementado ainda naquele ano, sob o risco de as ambulâncias serem recolhidas pelo Ministério da Saúde”, destacou Nicácio. Ele agradeceu ainda todos os colegas do Consamu, prefeitos e secretários de saúde que ajudaram a construir aquele que é “o melhor SAMU regional do estado do Paraná”.

Nicácio é mineiro, professor do curso de Medicina da FAG desde 2013, nas disciplinas de Cardiologia e Medicina de urgência. Médico plantonista do SAMU regional do Oeste do Paraná desde 2014, também atua no Serviço de Transporte Aeromédico implantado na cidade de Cascavel. É médico do Hospital São Lucas - FAG desde 2013. Contribuiu na organização e operacionalização do SAMU REGIONAL do PARANÁ, gestão associada com UPAs da região, inclusive Tancredo Neves.

Atuou ainda na linha de frente da pandemia na regulação de urgências e atendimento domiciliar de urgência e emergência. Teve COVID-19 em agosto de 2020 e felizmente conseguiu se recuperar, voltando a trabalhar na linha de frente contra o coronavírus.

Sua função atual é de Diretor Técnico do SAMU Regional do Oeste do Paraná, operacionalizado pelo CONSAMU. Porém, no fim de 2021, deixará o consórcio após oito anos de serviços prestados, retornando à sua cidade natal, Maceió, capital de Alagoas.