As filas nas unidades de saúde são velhas conhecidas dos cascavelenses. Reclamações sobre o atendimento, a espera, a falta de fichas, a falta de médicos, as demoras no encaminhamento de exames são constantes em todas as regiões da cidade e notícias com queixas de pacientes foram publicadas na imprensa recentemente com críticas aos serviços de saúde nos bairros Guarujá, Cascavel Velho, Claudete, Santa Cruz, Interlagos, Faculdade e
“Já passou da hora de garantir o mínimo de dignidade para as pessoas. Todo dia idosos e gestantes ficam em pé na fila de madrugada esperando por fichas e muitas vezes nem conseguem uma consulta”, criticou o vereador Fernando Hallberg (PPL), que encaminhou nesta semana um requerimento ao Executivo questionando por qual motivo o sistema de agendamento de consultas das Unidades Básicas de Saúde - UBS ainda não foi informatizado. Hallberg explica que “todas as UBSs são integradas de maneira digital em um sistema centralizado, portanto não existe justificativa lógica para não criar um método melhor de agendar consultas”.
Neste ano, o vereador já havia encaminhado ao prefeito a Indicação 284/2017, propondo a utilização em Cascavel de um aplicativo que a Prefeitura Municipal de São Paulo implantou em outubro de 2017, chamado Agenda Fácil. O aplicativo possibilita aos pacientes confirmar, agendar e cancelar consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde por meio de um dispositivo móvel tipo smartphone. Além do agendamento, o aplicativo permite que o usuário acompanhe todos os seus procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. Nos dois pnmeiros casos, são fornecidos a data, o horário, o nome da unidade e o endereço em que a consulta ou o exame será realizado. Em ambos, o paciente pode desmarcar o procedimento caso esteja impedido de comparecer. O aplicativo oferece também a possibilidade de visualizar o comprovante de agendamento e orientações para o preparo antes da realização dos exames e um espaço no perfil, em que o usuário consegue inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail, fundamentais para que os servidores da área da saúde municipal consigam manter contato com o paciente.
Assessoria de Imprensa/CMC