Através do Requerimento 342/2016, o vereador Rui Capelão (PMDB) convoca a sociedade para uma audiência pública que será realizada no dia 09 de novembro, às 19h, no plenário da Câmara. A audiência debaterá e apontará encaminhamentos para a crise que assola o setor de avicultura do município em razão da interrupção na operação de abatedouros em Cascavel, culminando com a paralisação da cadeia produtiva das aves.
“É necessário que as autoridades constituídas, associações e comunidade, juntamente com todos os envolvidos e atingidos pela crise de forma direta, somem esforços no sentido de buscar alternativas para este problema”, esclarece o proponente.
Capelão explica que nos últimos meses, a ração de milho subiu exponencialmente de preço, o consumo de carne de frango diminuiu e a crise econômica levaram os frigoríficos a diminuir o abate e por consequência, diminuir a produtividade na outra ponta da cadeia, nos aviários. “Os agricultores tem arcado com grandes prejuízos, endividando as famílias e com a produção parada”, comenta Capelão.
Entre janeiro de 2011 e julho de 2016, o Paraná somou 200,9 mil novos empregos com carteira assinada, saldo inferior apenas a São Paulo. Os dados são do Observatório do Emprego, ligado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. O resultado foi em grande parte explicado pela agroindústria, especialmente com o aumento da produção nos frigoríficos da região Oeste do Paraná. Entretanto, funcionários e agricultores estão preocupados com a mudança deste cenário e com o efeito cascata que a crise no setor pode causar na economia local ou mesmo levar produtores rurais à falência.
Assessoria de Imprensa/CMC