Vereador propõe que prédios públicos possuam sistema de captação de água

O vereador Cidão da Telepar (PSB) está indicando ao Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, que sejam realizados estudos para inserir nos projetos arquitetônicos para edificação e/ou reforma dos órgãos do município de Cascavel, a instalação de sistema de coleta para captação da água de chuva. O pedido foi feito pela Indicação n˚ 1380 de 2021, protocolada na última terça-feira (09).

O parlamentar explica que “há pouco se noticiava a crise hídrica vivenciada em todo o território nacional. O problema vem se agravando e várias são as ações adotadas no intuito de amenizar o problema e conscientizar toda a população”. Por isso, a finalidade da proposição da instalação de sistemas de captação de água da chuva nos diversos órgãos públicos municipais vai além de motivar nas pessoas a consciência ecológica e a necessidade de evitar o desperdício de recursos naturais, considerando que a água potável é um recurso finito.

O vereador cita o exemplo da Lei Municipal nº 7.305 de 2021, que prevê um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU para 2022 para os cascavelenses que comprovarem a diminuição no consumo de água e/ou energia elétrica em 2021. “Isso mostra que o município está preocupado em implementar ações que visem a utilização racional da água, por meio de uma contrapartida bem como objetiva ampliar a economia desse recurso fundamental”.

Como observa o vereador, “o sistema de coleta da água de chuva e seu armazenamento em cisternas é um recurso que diminui o impacto da água de chuva nas galerias pluviais e o armazenamento de água de chuvas para posterior utilização contribui para minimizar as enchentes”.  Assim, o poder público serviria de exemplo aos demais cidadãos, principalmente o empresariado, para que se sensibilize com uma medida prática e de baixo custo, tornando suas edificações ambientalmente responsáveis.

A água de chuva é uma água limpa e pode ser utilizada para atividades que dispensem o uso de água tratada como: rega de plantas, lavagem de espaços físicos, descargas de vaso sanitário, entre outros.

Propostas como a apresentada pelo vereador Cidão da Telepar já foram aprovadas em outros locais, como no caso do estado de São Paulo, em lei aprovada recentemente.