Vereadores cascavelenses encaminham moção contra pedágio para governo federal

A discussão sobre o pedágio voltou ao debate na Câmara nesta terça-feira (31). Foi aprovada uma moção de apelo ao presidente Jair Bolsonaro, ao Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, para que retirem a praça de pedágio na BR-467 entre os municípios de Cascavel e Toledo do projeto de concessões de rodovias paranaenses. A moção foi proposta pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola (PSC) e pelo vereador Policial Madril (PSC).

Como justificam os vereadores, “a região oeste do Paraná, em especial as cidades Cascavel e Toledo, é um grande polo do agronegócio nacional, formando importante corredor para exportação de commodities”. O Valor Bruto da Produção do Paraná de 2020 ultrapassou R$ 128,3 bilhões. Os números levantados pelo Departamento de Economia Rural do Paraná representam crescimento real de 27% em relação ao valor de 2019. Em termos nominais, o acréscimo é de 30,8. A Região Oeste responde por 19,2% de tudo o que é produzido no Estado, sendo Toledo o município líder e Cascavel vice-líder do Valor Bruto da Produção.

Ficam na região oeste, oito dos 14 municípios que produzam mais R$ 1 bilhão ano passado. Além de Toledo e Cascavel, temos Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Assis Chateaubriand, Palotina, São Miguel do Iguaçu e Nova Aurora que fazem parte deste importante polo produtor no Paraná. Com essa riqueza e importância estratégica, a Região Oeste é responsável pelos sucessivos superávits da balança comercial brasileira, bem como, através de sua destacada produtividade, é responsável pela elevação dos níveis de IDH em nosso país.

A Região Oeste do Paraná é formada por 50 municípios que, juntos, têm mais de 1,2 milhões de habitantes e reúne mais de 30 instituições, entre elas a Itaipu Binacional, o Sebrae, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu e a Federação das Indústrias do Paraná, além de cooperativas e instituições de ensino superior.

Diariamente, essas grandes cooperativas e produtores rurais, transportam milhares de toneladas de grãos, carnes (suína e bovina) e implementos agrícolas através da BR-467, fazendo com cheguem ao mercado consumidor nacional ou ao Porto de Paranaguá para exportação. A instalação de uma praça de pedágio entre as Cidades de Cascavel e Toledo, na BR-467, ocasionará aumento de despesas ao transporte rodoviário, como ainda, desencadeará aumento dos custos de produção agrícola, gerando impacto negativo aos consumidores brasileiros, exportadores e toda a sociedade paranaense.

Como ressaltam os vereadores na Moção, “a população da Região Oeste rejeita, em sua totalidade, a instalação da praça de pedágio entre Cascavel e Toledo, em razão dos prejuízos que trará à economia, ao comércio e ao desenvolvimento das pessoas da região. Não é admissível a instalação de uma Praça de Pedágio na BR 467 em um trecho de aproximadamente 40 quilômetros localizado em rodovia já totalmente duplicada”.